Congresso do Sintep/MT fortalece luta dos profissionais da educação
Os trabalhadores da educação do Estado saíram fortalecidos do XIV Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). Segundo o presidente da entidade, Gilmar Soares Ferreira, a participação efetiva dos 840 delegados foi fundamental para fomentar as reflexões propostas nos encontros regionais.
O evento ocorreu entre os dias 02 e 05 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Sob o tema “Qualidade na aprendizagem com promoção profissional”, a programação contou com mesas de interesse, painéis e plenárias. Além das pautas cotidianas da categoria relacionadas às políticas de formação e valorização profissional e à qualidade de ensino, o Congresso ampliou as temáticas este ano.
De acordo com Gilmar Soares, a necessidade de abordar as questões ligadas à igualdade de gênero, diversidade sexual e combate ao racismo e toda forma de discriminação é urgente. “São assuntos cada vez mais presentes nas escolas e os educadores devem estar preparados para tratar cada um deles”, ressaltou. Uma mesa de interesse específica, intitulada “Educação em Direitos Humanos”, foi destinada a essas temáticas, que também estão na pauta do calendário de atividades do Sintep/MT.
O evento também demonstrou o quanto o Estado avançou no que se refere ao reajuste salarial dos trabalhadores da educação. “Enquanto em nível nacional é preciso garantir a permanência da Lei do PSPN (Piso Salarial Profissional Nacional), uma vez que ela está classificada como disposição transitória, Mato Grosso conquistou permanentemente um valor aproximado ao piso de R$ 1.312,00”, explicou. Resultado das reivindicações dos profissionais, o piso de R$ 1.135,00 praticado na rede estadual é considerado um avanço significativo em comparação com outros Estados.
Redes Municipais - O desafio, porém, ainda é a implementação da Lei 11.738/08 nas redes municipais de ensino. “Infelizmente, a realidade na maioria dos municípios do interior do Estado não condiz com o cumprimento da legislação”, lamentou Gilmar Soares. Em muitos, acrescentou, o enfrentamento tem sido radical apesar dos esforços da categoria em negociar um “piso possível”, valor resultante de um estudo realizado em conjunto entre a subsede do Sindicato e o Poder Público.
Comentários