Combate às drogas necessita do apoio das famílias, defende Silval
O envolvimento das famílias é essencial no combate e prevenção à violência, em especial contra o consumo e tráfico de drogas. A avaliação foi feita nesta quarta-feira (8) à noite pelo governador Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição pela Coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar, durante reunião com mais de dois mil servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no Clube Monte Líbano, em Cuiabá.
“Estamos prontos para fazer o maior investimento da história da segurança pública em Mato Grosso, tanto em pessoal quanto em equipamento. Porém, para que tenhamos sucesso verdadeiro, a participação da família é fundamental”, afirmou ele ao projetar os investimentos na Região Metropolitana com a Copa de 2014.
Silval disse ao público presente que pretende ampliar a participação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). Ele considera essencial que os conselhos sejam ouvidos na definição de políticas preventivas e já estabeleceu que isso seja uma prática em cada circunscrição do conselho. “Temos 168 Consegs com representantes de quase todos os segmentos da sociedade organizada, abrangendo todos os municípios de Mato Grosso. Portanto, o principal instrumento de participação popular está disponível”, apontou o candidato ao governo.
Silval afirmou que pretende construir Bases Comunitárias de Segurança nos maiores municípios do Estado. “Quando o cidadão de bem confia em sua polícia, ele próprio identifica o problema e leva a proposta de solução para as forças de segurança”, observou ao lembrar que em Cuiabá e Várzea Grande há 15 bases comunitárias, devendo chegar no mínimo a 20 nos próximos dois anos.
Com o advento da Copa de 2014 em Cuiabá, Silval projeta ser possível chegar num número próximo do ideal de homens nas Polícias Militar (12.000), Civil (4.600) e Bombeiros Militar (2.800).
Ao lado do ex-governador Blairo Maggi (PR) e do deputado federal Carlos Abicalil (PT), Silval recebeu dos servidores da Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado de Mato Grosso (Politec) a placa “Honra ao Mérito” por ter implantado os cursos de Perito Criminal e Necropsia. “Diante da urgência do serviço, foi um gesto derespeito com a categoria, de sensibilidade à necessidade do setor”, declarou o perito Zuilton Marcelino, funcionário de carreira da Politec.
O titular da Sejusp, delegado federal Diógenes Curado Filho, elencou alguns dos principais avanços do setor, conquistados com Blairo Maggi e Silval Barbosa, desde 2003. “Este governo resolveu o problema crônico da falta de viaturas e do combustível. Hoje ninguém mais ouve falar de que uma ocorrência deixou de ser atendida por falta de viatura ou de gasolina, como ocorria no passado”, observou o secretario.
Curado disse que 35% dos novos servidores da Sejusp foram contratados no govenro Maggi/Silval e que o Corpo de Bombeiros Militar recebeu nesta gestão o maior volume de investimentos em equipamentos em meio século.
Comentários