O projeto singrará desde a cidade das grandes produções de grãos até a produtora do melhor pastel do Brasil
Caravana Pixaim visitará as cidades mais encantadoras de Mato Grosso
As ações da Caravana Pixaim desembarcarão no mês de setembro em mais cinco cidades. No dia 14, o projeto passará pela exuberante Diamantino, que recentemente lançou projeto de resgate da cultura local, especificamente o Siriri e o Cururu. Depois, segue para a cidade das praias longe do litoral, o município de Rosário Oeste, onde desembarca no dia dia 15. A equipe da Caravana também conhecerá uma das cidades de grande expansão no Estado, Lucas do Rio Verde no dia 16, e visitará a charmosa Acorizal no dia 17. Por último, no dia 18, pisará o chão da cidade que faz o melhor pastel do Brasil, a fantástica Jangada.
A Caravana Pixaim é um projeto do Núcleo Maria Maria da CUFA-MT, ação que este ano visitará 30 municípios do Estado. A ação compreende o lançamento e a distribuição de quatro mil exemplares da segunda edição do livro “Cabelo Ruim?”, de Neusa Baptista, e apresentação da peça teatral homônima, que é encenada pelo Grupo Tibanaré de Teatro. São oferecidas também oficinas de leitura e de trança afro nas escolas visitadas. Toda a ação e viabilizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com o patrocínio do Grupo André Maggi. “Na última viagem, em Sorriso e Sinop, tivemos a oportunidade de conhecer uma mescla cultural muito grande. Agora, nos municípios que iremos passar a semelhança cultural com a capital é nítida. Dessa forma, poderemos fortalecer ainda mais a cultura local e também discutir a aplicação da lei 10.639/03, que trata da inclusão no currículo escolar das discussões sobre a História do Negro e a contribuição dos afro-descendentes na cultura brasileira”, desatacou Neusa Baptista, coordenadora do projeto.
O projeto da Caravana Pixaim tem como objetivos principais, por onde passa, discutir a aceitação de si e do outro e proporcionar espaços para a manifestações culturais e artísticas do contexto visitado. Além disso, discutir os preconceitos cristalizados na sociedade.
Em outubro, o Projeto segue para as cidades de Barra do Bugres (04), Tangará da Serra (05),Mirasol do Oeste (18) e por último São Jose dos Quatro Marcos.
Comentários