Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Segunda - 13 de Setembro de 2010 às 14:59

    Imprimir


Vinte e cinco professores cegos e outros 25 videntes participam nesta segunda-feira (13) até o próximo sábado (17), do curso de Tecnologia Informática Assistiva para Alunos com Deficiência Visual, promovido pela Gerência de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento é promovido pela Gerência de Educação Especial, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O curso, pioneiro em Mato Grosso, terá como instrutor o professor e analista de sistemas Sandro Laina Soares, servidor de carreira do Ministério Público do Rio de Janeiro e que atua junto ao Instituto Benjamin Constant, que é um centro de referência nacional para questões da deficiência visual.

Durante o treinamento os professores irão aprender a trabalhar com o Windows e Internet Explorer. Para tanto, irão utilizar aplicativos para a leitura dos comandos como o Jaws (da Freedom Scientific), o Virtyal Vision e NVDA. Os sistemas funcionam por meio de um teclado comum, e o som é emitido através da placa de som, por meio de um sintetizador eletrônico. Nenhuma adaptação especial é necessária para que os programas funcionem e possibilitem a utilização do computador pelo deficiente visual.

Mato Grosso possui cerca de 50 profissionais cegos, sendo 15 na capital. São mais de 600 alunos com deficiência visual ou cegos. No total global, são mais de 11 mil estudantes matriculados na rede pública com algum tipo de deficiência. Desde o ano de 2000 a Seduc disponibiliza o Centro de Apoio Pedagógico (CAP) para deficientes visuais e atua em parceria com o Instituto dos Cegos e Associação dos Portadores de Deficiências.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/87290/visualizar/