Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 17 de Setembro de 2013 às 13:18

    Imprimir


Marcus Vaillant/ Arquivo

Bancários de Mato Grosso aprovaram em assembleia greve por tempo indeterminado. A paralisação,que será iniciada na próxima quinta-feira (19), deverá suspender o atendimento em 290 agências do Estado. A categoria rejeitou, proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que previa reajuste de 6,1% nos salários e no piso salarial.

Presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT), entidade que representa mais de 4,5 mil profissionais, José Guerra ressalta que a proposta encaminhada pela entidade patronal está bem abaixo das reivindicações da categoria, uma vez que prevê apenas a reposição das perdas do ano por conta da inflação, conforme dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Os bancários encaminharam uma pauta de reivindicações no dia 1º de agosto. No documento, exigiam reajuste de 11,93%, sendo 5% de aumento real e o restante a inflação projetada e piso salarial de R$ 2.860,21, salário mínimo projetado pelo Dieese, além de outros pontos.

Como resposta, em reunião no último dia 5 em São Paulo (SP), a Fenaban ofereceu reajuste linear, nos salários, no piso salarial e nos benefícios de 6,1%, previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação.

"A proposta dos bancos é uma provocação, um total desrespeito aos bancários, partindo de um segmento que continua batendo recordes de lucro e de rentabilidade", critica o coordenador do Comando Nacional, Carlos Cordeiro.

Ressalta que a proposta não tem aumento real, nem valorização do piso e nenhuma resposta para as reivindicações sobre emprego, saúde e condições de trabalho, segurança e igualdade de oportunidades. “Isso é inadmissível”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/8706/visualizar/