Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 16 de Setembro de 2010 às 11:45

    Imprimir


A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira uma operação para desarticular uma organização que vinha desviando dinheiro público estadual e municipal, através de fraudes em licitações, no Espírito Santo.

A operação, batizada de Moeda de Troca, cumpre 15 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva. As medidas judiciais estão sendo cumpridas nos municípios de Vitória, Vila Velha e Santa Leopoldina.

As investigações foram iniciadas há cinco meses, a partir de indicativos de que o desvio de verbas se destinaria à formação de caixa dois de campanha eleitoral.

Os principais personagens são três empresários, sendo que um deles já foi preso pela Polícia Federal em 2003, acusado pelo mesmo tipo de crime.

As fraudes apuradas nas licitações e contratos eram realizadas através de combinação prévia com os concorrentes, utilização de "laranjas" na constituição de empresas e "criação de emergência" para contratação com a administração pública.

O esquema contava ainda com a participação de servidores públicos municipais.

Algumas das irregularidades mais comuns eram propostas quase idênticas dos concorrentes, falta de documentos para haver desclassificação, negativa de fornecimento de edital para empresas que não faziam parte da organização, entre outros.

Somente nos municípios mencionados, foram investigados 11 contratos celebrados entre as prefeituras e as empresas investigadas, sendo apurado o montante de cerca de R$ 28 milhões referente aos anos de 2009 e 2010.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/86915/visualizar/