Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Terça - 17 de Setembro de 2013 às 15:48

    Imprimir


A reportagem da Rádio Pioneira recebeu uma série de questionamentos sobre o possível fechamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Tangará da Serra. Em um deles o ouvinte que preferiu não se identificar, relatou que era certo o fechamento e que inclusive o coordenador da unidade estaria em Cuiabá acertando os trâmites para seu encerramento. Sem o SAMU operando, os atendimentos passariam para o Corpo de Bombeiros, da forma que era realizada anteriormente.


Procuramos o Prefeito Fábio Junqueira para falar sobre o assunto que negou a hipótese do fechamento do SAMU em Tangará. Ao ser questionado por nossa reportagem sobre o fim do órgão o prefeito respondeu: “A gente fica até impressionado de ouvir uma pergunta dessa, é muita conversinha sem sentido que corre por aí”.


Junqueira esclarece que o SAMU é um órgão municipal, que de fato tem um convênio com os governos Federal e do Estado, mas a responsabilidade final é do Município. “O servidor que trabalha no órgão, o médico, socorrista e coordenador que são cargos comissionados do Município estão subordinados à Secretaria de Saúde. E desta forma não existe nenhuma intenção de fechamento do SAMU”, comentou o prefeito disparando ainda que conversas nesse sentido são vazias e destituídas de fundamento de validade. “Pessoas que soltam esse tipo de boato, ou rumores, são pessoas que tem a intenção de criar dificuldades para o funcionamento do Município”, acrescenta.


O prefeito ainda frisou  que não existe a possibilidade de discussão do coordenador do SAMU em Cuiabá, tendo em vista que quem representa o Município na capital é a secretária de saúde. “Coordenador do SAMU em Tangará e servidores estão numa linha hierárquica de subordinação à Secretaria de Saúde e prefeito”, esclareceu.


A intenção do Município na verdade, informa o chefe do Executivo, é diminuir a atuação do órgão para região, restringindo ao município de Tangará. “Quer dizer que cada município poderá providenciar seu SAMU, como é possível de acordo com regras do governo federal e do Ministério da Saúde”, salienta.


EQUIPE – Fábio Junqueira frisou na oportunidade que existe a possibilidade de redução de equipes no SAMU, para adequação do atendimento em Tangará. “O número de equipe atual é em função da regulação que o Município faz para cidades vizinhas. Mas Tangará nunca recebeu nenhuma contra – prestação desses municípios para essa regulação”, fala.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/8691/visualizar/