Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Domingo - 19 de Setembro de 2010 às 08:43
Por: Cristiane Gomes

    Imprimir


A exigência, pela primeira vez, da apresentação de dois documentos na hora de votar, pode elevar as estatísticas de pessoas que não votam, embora compareçam as urnas. Ocorre que neste ano, em três de outubro, a população vai ter que levar o título de eleitor e um documento com foto ( Cédula de Identidade, Carteira Profissional, Certificado de Reservista ou Carteira Nacional de Habilitação), caso contrário ficará de fora do processo democrático de escolha dos novos deputados estaduais, federais, Senadores, governador e presidente da República.

A medida foi tomada, conforme a Justiça Eleitoral, para dar maior transparência ao exercício da democracia, além de impedir que hajam fraudes. Apesar dos cartórios de Mato Grosso estarem fazendo plantões nos finais de semana e feriados para emitir a segunda via dos títulos, a tendência é que percentual de faltosos nas eleições gerais aumente para pelo menos 30%. Em 2006, o eleitorado era de 1,9 milhão de pessoas e mais de 390 mil não compareceram as zonas eleitorais, somando um percentual de 20,13%.

Preocupados com essa possível ausência em massa, tende em vista que muitos eleitores já comparecem as zonas eleitorais praticamente “forçados”, os candidatos a uma das vagas eletivas acabam ajudando a Justiça Eleitoral. Eles aproveitam as reuniões políticas pelo interior do Estado ou na Capital para lembrar os eleitores, que se não estiverem munidos com os dois documentos não vão conseguir votar. Temem que alguns esqueçam da mudança, compareçam ao local de votação e ao ser barrados retornem para suas residências e desistam de votar.




Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/86569/visualizar/