Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Domingo - 19 de Setembro de 2010 às 21:03
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Os defensores públicos com mais de 35 anos e que já possuem a chamada estabilidade de carreira podem se inscrever para disputar o cargo de defensor-geral nos próximos dias 27 e 28 de setembro. A resolução, que torna publica as regras e prazos para que os interessados apresentem a documentação, vai ser publicada no Diário Oficial desta segunda (20).

Entre os que devem se inscrever para a disputa está o próprio defensor-geral Djalma Sabo mendes, que tenta ser reconduzido ao cargo, o corregedor-geral André Luiz Prieto, Edson Jair Weschter, Carlos Eduardo Roika, Márcio Dorileo, José Carlos Evangelista, e Helyodora Carolyne Almeida Rotini, a Karol Rotini, ex-defensora pública-geral.

Ela chegou a ser a mais votada na disputa há 2 anos, mas acabou perdendo o cargo para Djalma por determinação do então governador Blairo Maggi (PR). Desta vez, ela volta a ser uma das favoritas, assim como, Prieto e Djalma. Conforme o Regimento Interno, os 151 defensores públicos vão poder votar em até três candidatos, em 12 de novembro. Ocorre que na oportunidade vai ser formada a lista tríplice a ser encaminhada ao governador Silval Barbosa (PMDB).

Cabe a peemedebista escolher o mais votado ou um dos outros dois nomes apresentados para o cargo de defensor-geral. O Conselho Superior da classe, por sua vez, vai ter que ajudar a escolher o novo corregedor-geral. O posto hoje é ocupado por Prieto e, neste caso, podem concorrer apenas os 20 profissionais de 2ª instância, que atuam no Tribunal de Justiça. Os sete membros do conselho vão escolher os três nomes, que vão formar a lista tríplice. Depois caberá ao novo defensor-geral escolher um deles para atuar como corregedor-geral.

   Em 12 de novembro também vão ser escolhidos os seis novos membros do Conselho Superior da Defensoria. Neste caso, os membros da classe vão poder escolher até seis nomes e os mais votados vão compor o conselho. Cabe ao grupo decidir sobre questões administrativas como, por exemplo, a promoção de profissionais, além da validação da lista de antiguidade.

 




Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/86511/visualizar/