Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 21 de Setembro de 2010 às 10:49
Por: SANDRA SANTHANNA

    Imprimir


Assessoria
Capacitação Continuada de Fruticultura promovida pelo MT Regional
Capacitação Continuada de Fruticultura promovida pelo MT Regional
Cáceres, MT - Técnicos e produtores rurais participam do Curso de Capacitação Continuada da Cadeia Produtiva da Fruticultura, durante dois dias. A abertura ocorreu na segunda-feira (20.09), no centro de treinamento da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em Cáceres. O intuito é fomentar e alavancar a produção de frutas no Estado de Mato Grosso.

O MT Regional em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sicme), Empaer, Secretaria de Agricultura de Cáceres, Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  (Mapa), Sociedade Mato-grossense de Fruticultura (SMF) realiza o curso com o objetivo de apresentar e discutir novas tecnologias com palestrantes renomados no País.

De acordo com o coordenador da cadeia produtiva da Fruticultura, Rodrigo Furquim, o Estado está incentivando a agricultura familiar com o cultivo de frutas. "Temos um potencial muito grande em Mato Grosso para plantação e a comercialização de frutas. As empresas âncoras trabalham com a capacidade reduzida, porque não tem matéria-prima suficiente", enfatizou Furquim.

A meta é tornar os técnicos multiplicadores de informação para que possam incentivar o cultivo da fruticultura no Estado. O curso em Cáceres abrange dois dos 15 Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Cidesa), Nascentes do Pantanal e Vale do Guaporé. A intenção é atingir todos com mais cursos de capacitação continuada da banana e maracujá.

O secretário adjunto do MT Regional, Carlos Dorilêo, enfatiza que nos dias 22 e 23 de agosto o município de Campo Verde receberá o curso que vai abranger mais três Consórcios: Vale do Rio Cuiabá, Região Sul e Nascentes do Araguaia. "Para atingir nosso objetivo dividimos em polos para que todos os municípios sejam contemplados e possam produzir frutas com qualidade".

O pesquisador da Secretaria de Estado de Agricultura de Desenvolvimento Rural de Santa Catarina (Epagri-SC), Luiz Alberto Lichtemberg, destacou a tecnologia de produção do cultivo, a colheita e pós-colheita da banana. Os tipos mais comuns de pragas e as formas para evitar a contaminação da fruta.

O professor Willian Krause destacou as vantagens de produzir maracujá em Mato Grosso. Krause, mostrou as novas tecnologias de produção para o cultivo do maracujazeiro. "A fruticultura começa a despontar no Estado e precisamos incentivar as famílias que vivem no campo a produzirem o fruto", destacou.

O evento encerra na terça-feira (21.09) com a visita no campo experimental da Empaer. Participaram da cerimônia de abertura o secretário adjunto do MT Regional e coordenador da cadeia produtiva do leite, Carlos Dorilêo; coordenador da cadeia produtiva da fruticultura, Rodrigo Furquim; coordenador de Desenvolvimento Regional da Secitec, Daniel José Viebrantz da Conceição, presidente da Sociedade Mato-grossense de Fruticultura, Duílio Maiolino; superintendente da Agricultura Familiar da Seder, Rodrigo Alexandre Araújo; A pesquisadora da Embrapa, Suzinei Silva Oliveira; coordenadora do escritório regional de Cáceres, Elicinéia fortes; pesquisadora e coordenadora do Centro Regional de Pesquisas e Transferência de Tecnologia, Nara Regina de Souza.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/86320/visualizar/