O deputado promoveu audiência onde debateu a importância da expansão de universidades federais e da educação profissional/tecnológica
Nilson Leitão defende a interiorização do ensino
O deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) promoveu na tarde desta terça-feira (17), junto com o deputado Izalci (PSDB/DF), audiência pública que debateu a reestruturação e expansão das universidades federais e da educação profissional/tecnológica da rede federal no País.
Como um dos autores do requerimento, o objetivo da reunião solicitada é abordar as mudanças necessárias para que o acesso à educação pública seja facilitado, permitindo a permanência dos estudantes na educação superior.
Leitão diz que é preciso conhecer o mapa da educação do nosso país e debater junto com a sociedade e as instituições envolvidas, as questões de expansão física, acadêmica e pedagógicas necessárias para o desenvolvimento social de cada estado brasileiro.
“Uma das questões importantes é a interiorização dos cursos para que chegue a todos os cantos do nosso país. Eu defendo que é preciso ter capacitação fora da sede principal para poder atender de forma imediata a nossa população, que muitas vezes não tem acesso às instituições”, diz.
Segundo o deputado é preciso que o Ministério da Educação entenda que os municípios são parceiros e podem ajudar a desenvolver o projeto de cursos itinerantes, podendo assim, atender a demanda de diferentes regiões.
“Nossa maior intenção é convencer o MEC a permitir que os municípios sejam parceiros nessa empreitada. Atualmente o ministério não aceita que cursos sejam ministrados fora das sedes. Acredito que não se precisa ter um campus em uma região distante para que possa existir o curso. É uma oportunidade onde você apenas desloca o corpo docente sem ter uma construção, o que é muito mais barato. Precisamos inaugurar crianças e não prédios!”, argumenta Nilson Leitão.
Participaram da audiência o coordenador Geral de Expansão e Gestão das Instituições Federais do Ministério da Educação, Antonio Simões, e o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação, Marcos Antonio de Oliveira.
Comentários