Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quarta - 22 de Setembro de 2010 às 09:54

    Imprimir


Assessoria
 A inclusão social e a educação profissional tem sido a constante a bandeira do candidato a vice
A inclusão social e a educação profissional tem sido a constante a bandeira do candidato a vice
Oito escolas técnicas estaduais de Educação Profissional e Tecnológica estão em fase de construção em Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia (Secitec), com ginásio de esportes, teatro de arena e auditório, que possibilitarão, além da qualificação da mão-de-obra, oferecer entretenimentos esportivos e culturais para a população das cidades beneficiadas.

A inclusão social e a educação profissional tem sido a constante a bandeira do candidato a vice-governador, Chico Daltro, da chapa encabeçada pelo governador Silval Barbosa. Antes de deixar a titularidade da Secitec, em março deste ano, para concorrer às eleições, Daltro deixou essa marca em Juara, Matupá, Primavera do Leste, Sorriso, Campo Verde, Água Boa, Cáceres e Cuiabá.

Enquanto Silval Barbosa realiza suas andanças pelo interior, Daltro permanece na Baixada Cuiabana e defende as propostas de governo, com destaque ao setor de educação. "Na área da educação profissional e tecnológica, Mato Grosso possui seis escolas técnicas estaduais. Até 2011, teremos 16 escolas técnicas estaduais, tínhamos três escolas técnicas federais e vamos para dez. Passaremos de nove mil alunos por ano no estado para 45 mil estudantes na educação técnica profissionalizante. Começamos o cursinho pré-vestibular, e hoje estamos em 72 cidades com 14,5 mil alunos", disse Chico Daltro.

As antigas escolas técnicas também passarão por reformas e irão incorporar o padrão atual que tem o auditório de 200 lugares, com logística para apresentação de filmes, palestras e tele-aulas. As oito escolas já passaram pela fase de licitação e serão iniciadas nos próximos 30 dias. Elas fazem parte do programa Brasil Profissionalizando do Ministério da Educação e contemplam um orçamento de R$ 60 milhões.

A Secitec foi criada em dezembro de 2001, por força da Lei Complementar nº96. A Secitec é o órgão responsável pela coordenação do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, que é composto pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), bem como todos os outros órgãos ou instituições que realizam, no Estado, ações relativas a este setor. A Secitec é responsável pela administração de núcleos de qualificação com forte impacto econômico e social.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/86195/visualizar/