Ságuas alerta que não foi preso e sim prestou depoimento em Arenápolis
O Deputado Estadual licenciado Ságuas Moraes (PT), candidato a Deputado Federal, passou por um momento delicado durante o almoço do dia 22 em Arenápolis. Após participar de uma panfletagem pelo comércio, foi convidado pelo Diretório local do PT para um encontro com menos de 30 militantes na AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil). Lá, enquanto Ságuas discursava, o almoço começou a ser servido e a Chefe do Cartório Eleitoral chegou ao local acompanhada da Polícia. A funcionária previamente interpretou aquele ato como crime eleitoral e levou todos os presentes para prestar depoimento na Delegacia.
Vários militantes reclamavam que foram maltratados na Delegacia, asseverando que não são bandidos para serem tratados de tal forma. Ficaram por horas num ambiente com pouca ventilação, esfomeados e sem água potável suficiente para cerca de 30 pessoas. Havia cidadãos com problemas de saúde e algumas crianças. Muitos exigiam a presença do Conselho Tutelar. A queixa contra abuso de poder era uníssona.
Vários educadores e pessoas que jamais havia pisado numa delegacia passaram pelo constrangimento e faziam ecoar a queixa de que tudo aquilo era um exagero desnecessário. Afirmaram que os policiais queriam colocar todos os trabalhadores no camburão, mas devido à forte recusa um ônibus foi cedido.
O Candidato Ságuas Moraes explicou ao Jornal O Divisor que o almoço não era um comício nem nada parecido, foi apenas uma reunião com poucos militantes. Isso não constitui crime eleitoral, assegurou.
"Marcaram uma reunião na AABB, porque um dos nossos militantes é funcionário do Banco do Brasil. Eu não sabia que iria servir almoço e depois, em torno de 12:30, quando eu estava falando, serviram o almoço, mas somente para a militância, oferecido pelo Diretório municipal de Arenápolis. A Legislação Eleitoral é clara: se você não vai oferecer um almoço para você levar vantagem eleitoral, isso não é proibido, até porque todas as pessoas que vão fazer uma reunião de grupo acaba oferecendo. Isso não é ilegal", argumentou Ságuas, que aproveitou o ensejo para esclarecer a presença do gestor do município Farid Tenório (DEM), afirmando que o Prefeito estava presente num gesto de cordialidade, concedido a todos candidatos que visitam Arenápolis.
Ságuas Moraes afirmou aparecer em 3º lugar na pesquisa Gazeta Dados e em 4º lugar na pesquisa do RD News. "[Isso] incomoda muita gente. A gente sabe que isso faz parte do jogo político também. Obviamente, precisamos tomar todos os cuidados e a Justiça deve fazer a parte dela. De qualquer modo, estou tranqüilo e consciente, até porque na eleição passada eu fui um dos únicos eleitos que não receberam nenhuma denúncia. Então, a gente tem o cuidado de evitar qualquer irregularidade eleitoral".
Comentários