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Economia
Sexta - 24 de Setembro de 2010 às 23:30

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O otimismo da classe empresarial quanto ao segundo semestre revela a confiança na estabilidade econômica do país e do estado, segundo estudo da Fecomércio-MT. Aliado ao crescimento, a busca por qualificação se traduz em mais resultados para o empresário. Mas afinal, como imprimir o perfil de sucesso na empresa? O mestre em negócios e empreendedorismo pela Babson College, Raúl Candeloro, diretor da revista VendaMais, acredita na diferenciação como um dos fatores que levam ao sucesso. Na próxima segunda-feira, dia 27, Raúl Candeloro ministra o Workshop “CHA em Vendas e Atendimento (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes dos vendedores de sucesso)”, no Circuito Senac Varejo, em Cuiabá.

Destinado a equipes de vendas e atendimento, o curso ocorre das 18h30 às 22h30, no auditório do Senac Varejo. O evento é uma realização do Sistema Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso-Fecomércio/MT, através do Senac Varejo. CHA em Vendas e Atendimento (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes dos  vendedores de sucesso) será trabalhado em 4 horas, cujos exercícios são práticos para que o participante possa, no dia seguinte, aplicar as técnicas e  ferramentas em  sua empresa e obter imediatamente melhores resultados.

No workshop, o participante vai rever algumas atitudes como a maneira de recrutar, conhecimentos necessários aos vendedores para superar as objeções dos clientes, se eles sabem mostrar o valor do produto ou do serviço, em vez de apresentar o preço e também como está o foco, a persistência e a criatividade dos seus vendedores para vencer a concorrência.

“Os participantes sairão da sala com um plano de ação  com a definição das  áreas e quais técnicas utilizar para  otimizar  as vendas”, explica Raúl, acrescentando que o workshop tem por objetivo desenvolver e aprimorar as equipes de venda e  atendimento tornando os participantes  mais eficientes; apresentar soluções eficazes, relacionadas ao posicionamento da empresa no mercado e com o comportamento de toda a equipe, influenciando diretamente nas vendas e na motivação do pessoal para alcançar melhores resultados.

Diferenciação x preço baixo – O consumidor entra em contato com 3 mil marcas diariamente, destas, registra 4 a 6. Segundo o especialista em construção e gestão de marcas, Fabio Fiorini, é preciso se aperfeiçoar para ser referência no seu segmento e entender o que o cliente deseja. Para alcançar essa conclusão, Fabio e Raúl avaliaram 200 empresas nacionais e identificaram cases de empresas que optaram por excelência, em vez do crescimento desordenado.

Para os especialistas é a diferenciação que vai trazer maior lucratividade ao empresário, e o atendimento está diretamente ligado aos resultados. Na pesquisa, eles identificaram o decálogo do cliente, sou seja, o que o cliente valoriza na escolha do produto ou serviço.

São itens como confiança, confiar que está comprando algo que realmente vai resolver o problema; valor, pagar um preço justo e correto e sentir prazer ao comprar; novidades, ser surpreendido positivamente com novos produtos e serviços; agilidade, ser atendido prontamente e sem demoras; significado, o produto ou serviço  é realmente importante; atenção, valorizar e fazer o cliente se sentir especial; conexão, fazer parte de um grupo de pessoas com ética, valores e princípios; atendimento, ser atendido por profissionais que entendem do assunto, gostam do que fazem e demonstram prazer em atender; descoberta, poder indicar a empresa para a família, amigos e colegas; e contribuição, que a empresa contribua com causas importantes para o consumidor.

Cuiabá vivencia crescimento acelerado, e o setor do varejo precisa acompanhar essa evolução. “Temos de pensar que Cuiabá como cidade sede da Copa 2014 vai atrair muitos investidores. É importante que o empresário local acompanhe a dinâmica do mercado e busque mais qualificação”, orienta o presidente do Grupo Friedman no Brasil, Fernando Lucena, acrescentando “podemos oferecer o mesmo produto, o que vai diferenciar é o atendimento, como alcançar esse consumidor”.
Strategos - Nos dias 29 e 30, a maratona de qualificação traz o Strategos - Jogo de vendas, um workshop em que Raúl Candeloro irá  preparar  os participantes  para prospectar e fidelizar clientes. O jogo traz ensinamentos valiosos para que profissionais de venda consigam atingir metas mensais.

O Strategos é uma ação prática, o que faz dele uma excelente ferramenta de treinamento. Isso acontece porque, durante a dinâmica do jogo, as pessoas se divertem. “O aprendizado é muito mais intenso e o conhecimento adquirido realmente passa a fazer parte do dia-a-dia dos vendedores”, comenta Raúl Candeloro, que participará de todas as etapas do jogo.

Durante o jogo, ele e uma equipe de apoio estarão disponíveis para ajudar os participantes em eventuais dúvidas, e ao final, serão identificados os ganhadores, erros e acertos cometidos. A duração do jogo é de 6 horas, sendo 40 minutos de intervalo, 30 minutos de apresentação e 40 minutos de encerramento.

Strategos é o nome dado na Grécia Antiga para os generais, o comandante chefe de um corpo  militar. Assim, um vendedor de sucesso é uma pessoa estratégica, que pensa em diversas questões - e não somente em fazer uma venda única empurrando um produto ou serviço para um cliente. “Os grandes vendedores são generais de suas carteiras, eles detém as melhores informações do mercado e da concorrência, e podem todos os dias, tomar decisões que façam com que sejam vitoriosos”, destaca Raúl.






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