Artesãs criam bolsas sobre cultura de MT com materiais recicláveis
Além da preocupação ambiental, as artesãs Enilda Passos Fernandes e Verônica Rodrigues também quiseram enaltecer os traços e as fortes cores da cultura mato-grossense no trabalho. Ecológica e culturalmente corretas.
As bolsas são vivas e coloridas, revestidas com as tradicionais chitas, uma ótima combinação principalmente para o dia, mas que também serve para compor um visual diferente à noite, já que a tendência primavera/verão pede estampas coloridas e alegres.
“Coisas de Cuiabá” contempla mulheres de todas as idades. Há minibolsas para meninas, bolsas tiracolo joviais e carteiras de mão com modelos mais tradicionais.
Verônica fica mais na parte de criação e articulação. E Enilda, além de também participar da criação, executa o trabalho de confecção das bolsas, todo manual.
Ela conta que tem uma preocupação extra, além de contemplar a consciência ecológica e o resgate da cultura local, que é o da exclusividade. “Não gosto de fazer uma bolsa igual à outra. Gosto de dar exclusividade aos nossos produtos, nem que seja em pequenos detalhes”, diz a artesã.
Por ser novo, o projeto “Coisas de Cuiabá” ainda não tem um local para vendas e/ou exposição. Para ver os produtos ou fazer encomendas, basta entrar em contato com Enilda ou Verônica pelos telefones (65) 3052-2429 ou (65) 3025-7801.
Enilda ainda ressalta sua disponibilidade para dar oficinas em escolas, comunidades carentes e outros locais. “Quando se está envolvido com as causas ambientais, nada mais justo que repassar conhecimento a quem precisa”, afirma a artesã.
Comentários