Profissionais de Nova Brasilândia discutem viabilidade de implantação do PSPN
Cerca de 130 profissionais da Educação das redes estadual e municipal de Nova Brasilândia, cidade localizada a 233 quilômetros de Cuiabá, participaram na quinta-feira (23/09) do II Seminário Municipal sobre Jornada, Piso e Carreira. Na oportunidade, foi apresentado um estudo realizado pela subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) no município sobre a viabilidade de implantação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) de R$ 1.312,00, assim como a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) no município, prevendo a inclusão dos funcionários das escolas no plano.
Atualmente, os profissionais do magistério no município recebem R$ 625,00 de piso salarial. “Se nos caso dos professores a situação é difícil, quando falamos do salário pago aos funcionários o cenário é vergonhoso. Temos conhecimento de casos onde é pago um salário mínimo aos funcionários das escolas”, protestou a diretora do Pólo Regional Sul II do Sintep/MT, Doralice Vieira de Castro.
Segundo a sindicalista, um relatório apontou a inviabilidade de implantação do novo piso e do novo PCCS devido, proporcionalmente, ao quadro de profissionais ser superior ao número de alunos. Nesse sentido, seria necessário mais arrecadação do município para contemplar todos os servidores. “Deixamos claro aos representantes do Executivo que é uma situação que deve ser mudada pelo próprio executivo já que são eles os responsáveis pelo excesso de contratação temporária de profissionais”, revelou Doralice.
As negociações se estendem no município após a realização das eleições 2010. “Tão logo passe o processo eleitoral estaremos agendando outras reuniões para garantir o direito à valorização dos profissionais da Educação no município, por meio da reestruturação do PCCS e ainda caminhando para a implementação do PSPN, já que os salários dos trabalhadores ainda estão muito aquém do ideal”, sinalizou.
O prefeito municipal Jamar da Silva Lima compareceu à reunião acompanhado do vice-prefeito, José Faustino Lobo, e da secretária de Educação, Rose Bonfim Lopes. Os profissionais da Educação do município Planalto da Serra também estiveram presentes no seminário, assim como membros da diretoria do Sintep/MT: o secretário de Redes Municipais, Alex Ferreira da Cruz, a secretária de Funcionários(as) da Educação, Guelda Cristina de Oliveira Andrade, e ainda o secretário de Políticas Educacionais, Henrique Lopes do Nascimento.
Comentários