Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Terça - 28 de Setembro de 2010 às 18:12
Por: Joyce Carvalho

    Imprimir


Enquanto os tucanos no Brasil inteiro comemoram os números do Datafolha que aumentam as chances de um segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), no Paraná, o PSDB impugna mais uma pesquisa. O juiz Nicolau Konkel, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, deferiu, na tarde desta terça-feira (28), uma liminar em favor da coligação "Novo Paraná", do candidato ao governo Beto Richa (PSDB), determinando a suspensão da divulgação da pesquisa Datafolha encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação, que está em campo entre hoje e amanhã.

Esta é a quarta pesquisa impugnada pela candidatura tucana desde a semana passada, coincidentemente após as pesquisas anteriores, realizadas entre os dias 13 e 14 de setembro terem registrado redução da diferença de Richa para seu principal adversário, Osmar Dias (PDT). No último Datafolha divulgado, a diferença havia caído de 13 para seis pontos.

Desde então, o PSDB impugnou todas as pesquisas registradas: Vox Populi, Datafolha e Ibope na semana passada e a nova rodada do Datafolha, hoje. A contestação do jurídico da campanha é quanto a metodologia da pesquisa, que deixaria de expor o fator de ponderação (percentual de entrevistados dentro de cada categoria como cidade, grau de instrução, renda familiar, entre outros).

Os institutos alegam que a metodologia empregada nas pesquisas impugnadas é idêntica à das pesquisas anteriores. "Mas só agora resolvemos nos debruçar sobre elas", alegou o coordenador jurídico da campanha do PSDB, Ivan Bonilha. "Esta pesquisa manteve os mesmos desvios, colocando em dúvida a credibilidade do Datafolha como pesquisa isenta e bem estruturada", disse sobre a impugnação de hoje.

Ao mesmo tempo em que impugnou as pesquisas, a campanha de Beto Richa disparou um email com números de pesquisas internas que diziam que o tucano teria uma vantagem de 10 pontos sobre o pedetista. Tal divulgação fez com que a campanha de Osmar movesse ação contra o PSDB, suspendendo a divulgação da pesquisa sem registro e condenando a campanha ao pagamento de multa de R$ 300 mil.

"Impugnar pesquisa está na regra do jogo, é, infelizmente, um direito deles. Agora, divulgar informação falsa, é crime", disse, na ocasião, o coordenador da campanha de Osmar Dias, Mário Pereira, que já previa que o eleitor paranaense poderia ficar sem acesso a nenhuma pesquisa nas duas últimas semanas da campanha. "Até o julgamento do mérito, essas já estarão vencidas e ninguém mais terá o interesse de divulgá-las. As próximas, quem garante que eles não vão impugnar de novo?". No TRE-PR, há mais três pesquisas registradas para o governo do estado: Ibope, Instituto Alvorada e novo Datafolha. Bonilha disse que o jurídico do PSDB ainda não analisou essas três pesquisas.
 




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/85465/visualizar/