Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Ciência
Terça - 28 de Setembro de 2010 às 18:36

    Imprimir


Universidade Brown/Divulgação
O equipamento tem dois objetivos principais: ajudar mulheres a engravidar e lutar contra o câncer
O equipamento tem dois objetivos principais: ajudar mulheres a engravidar e lutar contra o câncer
Equipe de cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Brown, Estados Unidos, criou ovário em laboratório que poderá ser importante peça na preservação da fertilidade das mulheres que sofrerão tratamentos contra o câncer no futuro. É o primeiro ovário artificial criado. As informações são do site LiveScience.

O equipamento tem dois objetivos principais: ajudar mulheres a engravidar e lutar contra o câncer. Óvulos não fecundados podem ser congelados e guardados para serem fecundados pelos ovários artificiais. "Acredito que será uma maneira para fecundar óvulos, mas não em um futuro tão próximo", disse ao LiveScience Sandra Carson, professora e obstetra da universidade, líder da equipe de cientistas.

A criação do ovário artificial ajudará, também, em pesquisas de laboratório sobre o funcionamento de ovários saudáveis e como a exposição a substâncias tóxicas podem modificar e prejudicar o funcionamento do órgão.

Carson disse ao site que sua meta nunca foi criar um órgão artificial, mas sim criar um estudo no qual ela pudesse entender como as células de ovário interagem. "Um ovário é composto de três tipos principais de células, e é a primeira vez que alguém cria uma estrutura de tecido 3D com as três células", falou.


 




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/85463/visualizar/