Poder Judiciário nomeia primeiro juiz cego na história do Peru
O advogado peruano Edwin Béjar Rojas converteu-se no primeiro juiz cego na história do Peru ao ganhar, com nota de destaque, o concurso para um posto de magistrado na cidade de Cusco (sudeste), informou o Poder Judiciário.
Béjar Rojas, 32, que perdeu a visão aos 17, foi avaliado pela Corte Superior de Justiça de Cusco. As provas foram iguais a dos demais candidatos, informou a imprensa local. As únicas diferenças foram que, durante a prova escrita, uma pessoa leu para ele as perguntas, e a prova psicotécnica não teve gráficos e tabelas.
"Trabalharei com ajuda da tecnologia. Usarei um scanner que reproduz em palavras o que diz um documento", disse Béjar, segundo o jornal "El Comercio".
Ele começa a trabalhar em outubro no distrito judiciário de Cusco, onde atuará nos foros civil, penal, trabalhista, administrativo e constitucional.
Béjar lembrou que um dos obstáculos para chegar ao posto de juiz foi vencer primeiro a discriminação no sistema judiciário. No ano passado, o Conselho Nacional de Magistratura o excluiu do concurso para o cargo de fiscal de província em Cusco. Com apoio da Defesa Popular, ele levou o caso ao tribunal e ganhou.
Comentários