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Nacional
Quinta - 30 de Setembro de 2010 às 05:39

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Balanço divulgado pela Infraero (estatal que administra os aeroportos) às 23h desta quarta-feira mostra que 68 dos 130 voos (52,3%) da Webjet previstos para hoje foram cancelados. Outros 15 voos (11,5%) tiveram atrasos superiores a meia hora. Na última terça-feira (28), até as 23h, 48,9% dos voos da empresa haviam sido cancelados.

Os passageiros da empresa têm enfrentado atrasos e cancelamentos desde a última segunda-feira (27). O Ministério Público Federal no DF vai investigar o caso, e o procurador Marcus Marcelus Goulart pediu informações à companhia e à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que terão dez dias úteis para atender à ordem.

A Webjet terá que responder questões como quantos voos foram cancelados, quais foram, tempo de demora dos que atrasaram mais de uma hora, quantas pessoas foram prejudicadas, motivo dos cancelamentos e as providências tomadas pela empresa.

O procurador também questionou sobre a reacomodação de passageiros, reembolso e ressarcimento de possíveis prejudicados, além do atendimento do cliente por outro meio de transporte.

A Anac terá que informar sobre medidas para regularizar a situação e evitar transtornos aos clientes da empresa e comprovar o cumprimento dos deveres de informação e assistência previstos em resolução. A agência também deve encaminhar ao Ministério Público todas as reclamações de passageiros protocoladas na Anac contra a Webjet no período de 27 a 30 de setembro.

VOOS

Por conta dos cancelamentos e atrasos, a Webjet foi obrigada a reduzir o número de voos na última semana para cumprir a regulamentação da jornada máxima de trabalho dos aeronautas --a empresa informou que a situação foi provocada pelo aumento da demanda da empresa. A previsão da empresa é que até sexta-feira (1º) a situação esteja normalizada.

Devido aos problemas, a Anac determinou a suspensão da venda de bilhetes pela companhia até a próxima sexta. Em julho, a empresa já tinha sido multada em R$ 225 mil por carga horária excessiva da tripulação.

Além de suspender a venda de bilhetes, a agência reguladora também vai intensificar a fiscalização da companhia tanto nos aeroportos quanto no centro de operações da empresa. O índice de voos cancelados pela empresa passou de 2,4% em agosto para 5,7% em setembro e chegou a 9,7% na última semana.

SINDICATO

O SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) divulgou nota na segunda-feira reclamando da sobrecarga dos funcionários das empresas aéreas. "Há algum tempo o SNA vem denunciando o descumprimento da regulamentação profissional nas empresas de aviação comercial brasileiras. A sobrecarga de trabalho, além de ser um fator gerador de estresse para os aeronautas, gera atrasos e cancelamentos de voos", informou o sindicato.

A entidade defendeu a fiscalização, "em nome da segurança de voo". Para o sindicato, a empresa deve se adequar às necessidades, entre elas o retorno de um quarto comissário a bordo.






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