Em discurso, Dilma defende ferrovias e exalta Mato Grosso
Dilma Rousseff afirma que para um país como o Brasil, todas as possibilidades devem ser pensadas, para o desenvolvimento
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Em seu discurso durante a inauguração da ferrovia em Rondonópolis, nesta quinta-feira (19), a presidente Dilma Rousseff (PT), ressaltou a importância do complexo intermodal, para que o Brasil esteja interligado, com a diminuição das cargas pesadas nos municípios. A presidente prosseguiu lembrando que a questão ferroviária no Brasil sempre foi mal resolvida, e que desde 1901, o escritor Euclides da Cunha, já destacava a importância de ser ligar a região Centro-Oeste ao litoral, e apenas em 2013, é que Mato Grosso recebe, definitivamente, os trilhos deste desenvolvimento.
Dilma Rousseff enfatizou que nos grandes países desenvolvidos, as ferrovias foram construídas no século XIX, e já estamos no século XXI, e agora, estamos “correndo atrás para eliminar esta imensa fragilidade da estrutura logística do Brasil, que é um país continental, exportador de alimentos, com agronegócio e poderio mineral, com imensa capacidade de intercomunicação com o mercado diversificado, que precisam de ligação interna com a estrutura ferroviária”, discorreu.
A presidente também pediu, na ocasião, uma salva de palmas a família do senador Vicente Vuolo, cujo nome da ferrovia é em sua homenagem, que encampou a luta pela ferrovia na década de 1970. O atual secretário de Logística Intermodal do Estado, Francisco Vuolo, filho de Vicente, recebeu a homenagem pelo falecido pai.
Outro anúncio importante foi de que o governo federal irá doar aos prefeitos de municípios com até 50 mil habitantes, um kit com restroescavadeira, motoniveladora e caminhão caçamba. “As veias menores deste sistema são essenciais para irrigá-lo, e dar autonomia aos prefeitos para custo das estradas vicinais”, disse.
Dilma também reiterou a promessa de que a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) em Lucas do Rio Verde, relembrando juramento ao então governador, hoje senador Blairo Maggi (PR), da época em que era ministra, de que a obra seria feita. “Consegui ver o que está sendo, mas também o que pode ser, chego a conclusão que para o Brasil também é estratégico que hajam empresas médias que se tornem grandes na área ferroviária, e eu estou vendo aqui uma grande possibilidade potencial, não só pelo trecho ferroviário, mas pelo que o trecho permite de construção de um complexo intermodal. Um complexo intermodal atrai outras empresas, é um local onde se cria emprego e renda”, defendeu.
A presidente também disse estar honrada, porque em trabalho conjunto, do ex-presidente Lula, Blairo Maggi, governador Silval Barbosa e a própria Dilma, “tiveram a clareza de perceber a importância de um Estado com infraestrutura, tanto na qualidade de vida da população e desenvolvimento, como para dar suporta a grandiosidade do Mato Grosso, que passou de 21 milhões de toneladas passou a exportar 42 milhões de toneladas, e que demonstra uma punjança que é responsável pelo respeito que o Brasil tem no exterior”, avaliou.
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