Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 01 de Outubro de 2010 às 08:13
Por: SILVANA RIBAS

    Imprimir


Divulgação
Carlos Douglas Lauer, 20, é um dos
Carlos Douglas Lauer, 20, é um dos "enigmas" para a Polícia; o jovem saiu de casa em abril de 2008
Setenta e uma ocorrências foram registradas no mês de setembro pelo Setor de Desaparecidos da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Foram 41 homens e 30 mulheres que mobilizaram uma equipe para investigações, sendo que 52 foram localizados e 19 ainda continuam sendo procurados. O envolvimento com as drogas e os desentendimentos familiares lideram as motivações, assegura Gardel Ferreira Lima, responsável pelo setor.

Durante todo este ano já são 519 registros, sendo que 371 pessoas foram localizadas e outras 148 continuam sendo procuradas. Destas, 99 são homens e 49 mulheres.

No ano de 2009, os registros apontaram para 531 ocorrências com a localização de 391 pessoas, restando 140 para serem localizadas. Em 36% dos casos registrados, o sumiço das pessoas estava ligado a cooptação para práticas criminosas e 32% tratava-se de problemas familiares que resultavam no abandono do lar.

A expectativa é que nos próximos meses os dados levantados pelo setor, em Mato Grosso, passem a integrar a rede Infoseg, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

De acordo com as novas orientações, os relatórios sobre cada caso seguem um padrão nacional, buscando a padronização das informações.

Gardel acredita que o aumento de registros está justamente na maior visibilidade e estrutura recebida pelo setor, e também pelo aumento de ocorrências e crimes decorrentes do uso de entorpecentes. A orientação da Polícia é que, em casos específicos, envolvendo crianças ou pessoas que nunca tenham ficado fora de casa por muito tempo, a comunicação seja feita nas primeiras horas, imediatamente após o sumiço.

Em muitos setores da Polícia ainda há a desinformação de que o registro só pode ser feito após 24 horas do fato, o que não é verdade.

Enigmático

Entre os desaparecimentos apontados como "enigmáticos", está o do estudante Carlos Douglas Lauer, 20, que saiu de casa no dia 11 de abril de 2008, depois de uma briga com o pai. Ele deixou a casa só com a roupa do corpo.

Não deu entrada em novos documentos e também não fez qualquer retirada das contas bancárias, onde havia dinheiro suficiente para a compra de um veículo. Segundo Gardel, este é um dos casos que até hoje mobiliza os policiais em busca de pistas do jovem que simplesmente desapareceu sem deixar qualquer pista.

Serviço

Informações podem ser obtidas no setor de Desaparecidos pelos telefones 3901-4823 e 3901-4825 ou na avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), nº 1044.
 




Fonte: A GAZETA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/85177/visualizar/