Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Sábado - 02 de Outubro de 2010 às 13:10

    Imprimir


A reitoria empossada na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), na noite dessa sexta-feira (1º de outubro), em Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá) assume uma instituição forte, como destacou o ex-vice-reitor Elias Januário em seu discurso durante a transmissão da gestão no museu da Cidade Universitária. “É com satisfação que entregamos uma universidade melhor, que nos últimos quatro anos deu um grande salto de melhoria no ensino, pesquisa e na estrutura”, concluiu Januário.

A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Ilma Grisoste, no ato representando o governador de Mato Grosso, que não pôde participar por questões eleitorais, deu posse ao reitor eleito, professor Adriano Aparecido Silva, que dirigiu seu discurso aos professores da instituição, como “parte importante da universidade”. Adriano Silva agradeceu o ex-reitor Taisir Karim, Januário, a equipe de pró-reitores e todos os envolvidos que, de alguma forma, contribuíram para que a Unemat se transformasse na instituição que é hoje.

No período de 2002 a 2008, houve o aumento de 62,2% no número de vagas ofertadas nos cursos de graduação. Há oito anos a Universidade disponibilizava 2.220 vagas em 75 cursos e neste ano (2010) o número chegou a 3.600 vagas em 82 opções de formação em nível superior nos 11 campi. Nenhum curso de pós-graduação stricto sensu era oferecido; atualmente oferece cinco mestrados institucionais: três no campus de Cáceres, em Ciências Ambientais, Linguística e Educação; em Estudos Literários, no campus de Tangará da Serra; e Ecologia e Conservação, em Nova Xavantina.

O vice-reitor eleito, Dionei José, também elencou alguns diferenciais da Universidade do Estado como a formação específica para índios e o fato das escolas públicas estadual ou municipal em Mato Grosso contarem com pelo menos um professor graduado pela Unemat, os investimentos feitos nos últimos anos e o aumento de recurso a partir do próximo ano (2011), quando a instituição passa a contar com 2,5% do orçamento do Estado. “Eu vou estar aqui ao lado do senhor reitor à disposição desta universidade, um dos mais valiosos patrimônios da sociedade”, discursou Dionei José.

Após a transmissão da gestão, Adriano Silva apresentou a equipe de pró-reitores: a professora Ana Maria Di Renzo na Pró-reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), professora Áurea Regina Alves Ignácio, na Pró-reitoria de Pesquisa e Pos-graduação (PRPPG), a professora Juliana Matiello , na Pró-reitoria de Extensão e Cultura, o assistente administrativo Valter Danzer, na pró-reitoria de Administração(PRAD), o professor Ariel Lopes Torres, Pró-reitoria de Finanças, e o professor Weily Toro Machado , na Pró-reitoria de Planejamento de Desenvolvimento Institucional(PRPDI).

A secretária de Ciência e Tecnologia, após dar posse à nova reitoria, destacou a fidelidade dos gestores que deixaram a reitoria, da equipe administrativa, que participou da transformação e avanços da universidade, muitas vezes renunciando o convivío familiar. “Este é um momento que passa, e apenas os amigos ficam deste período”, argumentou Ima Grisoste que entregou ainda ao ex-reitor uma placa de homenagem pelo trabalho desenvolvido nesses oito anos. Para a equipe que assumiu, a secretária de Ciência e Tecnologia deixou a incumbência de levar mais conhecimento, continuar desenvolvendo e contribuindo com a Unemat.

A solenidade de posse contou ainda com as presenças da secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, secretário de Estado de Comunicação Social, Onofre Ribeiro, secretária-adjunta de Comunicação Social, Cirlene Lopes, superintendente de Políticas Indígenas da Casa Civil, tenente-coronel Alessandro Mariano Rodrigues, reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Francisco Solto, e representantes da OAB/MT, professores, técnicos, acadêmicos, autoridades municipais e população local.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/85036/visualizar/