Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Eleições MT 2012
Domingo - 03 de Outubro de 2010 às 15:23

    Imprimir


Eleito três vezes pelo voto direto (prefeito de Matupá e duas vezes deputado estadual), o governador Silval Barbosa (PMDB) votou na manhã deste domingo (3), em Matupá (695 km ao Norte de Cuiabá) em busca do seu quarto mandato referendado pela vontade popular. No cargo de governador do Estado desde 31 de março, quando assumiu de forma definitiva o lugar de Blairo Maggi, Silval quer ficar mais quatro anos no Palácio Paiaguás. “Estou preparado para ser governador. Quero usar minha experiência política a serviço do Estado”, diz Silval, respaldado nas últimas pesquisas que o colocam na preferência do eleitorado.
 
Paranaense de Borrazópolis, mas mato-grossense de coração, Silval chegou ao Estado em 1977 e fincou raízes no nortão, onde participou ativamente do processo de colonização de Matupá, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia e Novo Mundo. De garimpeiro - sua primeira profissão - a bacharel de Direito, iniciou a carreira política como prefeito de Matupá, exercendo mandato entre 1993 e 1996.
 
Em 2007, quando assumiu como vice de Blairo, Silval levou primeiro para o Paiaguás a experiência de ter dirigido a pequena Matupá (que hoje tem pouco mais de 12 mil habitantes), município semelhante a grande maioria das cidades mato-grossenses. Conhece, portanto, as dificuldades que as prefeituras enfrentam no dia a dia. No governo, entre suas missões, ele teve a incumbência de liderar grupos sistêmicos na execução de programas e ações político-administrativas.
 
Como vice-governador, usou também sua experiência adquirida no Legislativo. Em 1998, no seu primeiro mandato na assembléia, ele foi o mais votado de seu partido. Na Assembleia Legislativa, no segundo mandato (2003 a 2006) primeiro exerceu os cargos de primeiro- secretário e, depois, de presidente da Casa, onde também mostrou sua veia de administrador, concluindo a sede do Legislativo no Centro Político Administrativo (CPA). Também dinamizou e modernizou a Assembleia, com medidas como o pagamento automático para servidores e ainda criou o ponto digital e o moderno sistema de credenciamento eletrônico para atendimento ao público.
 
Entre janeiro de 2007 e março deste ano, Silval assumiu o governo por dez vezes durante a ausência do então governador Blairo Maggi em viagens ao exterior ou gozando férias, totalizando seis meses à frente do Executivo Estadual. No ano passado, foi o representante de Mato Grosso na Califórnia (EUA), durante o Fórum Global de Governadores sobre Clima e Florestas.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/84954/visualizar/