Candidato chega ao quinto mandato consecutivo de deputado estadual como o mais votado
Riva é reeleito com 93.594 votos
O deputado José Riva (PP) foi reeleito para deputado estadual com 93.594 votos. O parlamentar chega ao quinto mandato consecutivo obtendo o primeiro lugar como o mais votado. O resultado se deve ao trabalho incansável de Riva em benefício dos municípios, já que tem obras de melhorias em todas as comunidades mato-grossenses. Nascido em 8 de abril de 1959, na cidade de Guaçuí, no Espírito Santo, Riva foi por quatro vezes presidente da Assembleia Legislativa. Também ocupou por duas vezes o cargo de primeiro-secretário e foi prefeito de Juara, cidade da região Norte e sua base eleitoral.
Pela quinta vez consecutiva, Riva chega ao final de mais uma disputa eleitoral como o parlamentar mais votado de Mato Grosso. Em 1998 obteve 29.777 votos; em 2002 foram 65.389 - conseguindo, proporcionalmente, alcançar a marca de deputado estadual mais votado do Brasil. Em 2006 foi reeleito com 82.799 e em 2010 novamente obteve êxito ao conquistar 6,13% dos votos. "Vou retribuir cada voto com muito trabalho e empenho na Assembleia", garantiu Riva.
De acordo com Riva, a votação expressiva nas urnas, o respalda a continuar a luta pela diminuição das desigualdades regionais. Um dos setores que terá prioridade é o da Saúde. Pois, além de fortalecer os hospitais regionais e aumentar o número de leitos, Riva vai viabilizar a construção de um hospital infantil em Cuiabá.
Sua campanha também foi pautada pelo compromisso de ampliar a oferta de cursos superiores, especialmente, para promover o acesso da classe menos favorecida. Uma das saídas, segundo o deputado reeleito, é a implantação de um campus da Unemat para atender a Baixada Cuiabana.
Outra luta de Riva será pela redução da carga tributária. Segundo ele, se o Estado conseguir fazer uma reforma tributária, diminuindo as taxas, será possível tirar da informalidade muitos trabalhadores.
Para ele, a carga tributária alta e as desigualdades regionais dificultam o crescimento da nossa economia. “Com a redução da carga tributária, o comércio crescerá e, ao mesmo tempo em que o Estado vai crescer em arrecadação, a população sentirá os benefícios, com mais renda e qualidade de vida”, afirmou.
Riva garante que vai continuar defendendo também o setor madeireiro, para que não seja marginalizado. “Este é o setor que mais gera emprego e renda na região norte do estado e por isso merece respeito”, afirmou.
Segundo Riva, a morosidade dos órgãos públicos dificulta a alavancar as madeireiras. “No meu mandato lutarei por mais agilidade na liberação do manejo florestal e das Licenças Ambientais Únicas (Lau), para que o setor cresça em conformidade com a legislação ambiental”, garantiu.
TRAJETÓRIA - Riva chegou a Mato Grosso em 1979 para morar em Juara. Seus pais e o irmão mais velho, Priminho Antônio Riva, chegaram alguns meses antes para plantar café. Depois a família passou a atuar na pecuária. Segundo filho mais velho, de uma prole de seis, do agropecuarista Dauri Riva e de dona Maria Piovani, Riva estudou em escolas públicas e se tornou técnico em Contabilidade na Escola Cenecista Nice Braga, no Paraná, estado onde foi criado. Com esforço, disciplina e disposição ele se formou bacharel em Direito em 2008 pela Universidade de Cuiabá.
Apesar da pouca idade, Riva revelou-se um exímio administrador e viabilizou o impulso do desenvolvimento de Juara, quando se tornou prefeito em 1982. Com mandato de seis anos (1983-1988), ficou conhecido como o prefeito mais jovem do Brasil. As dificuldades enfrentadas lhe deram a noção da importância da política municipalista, que fundamentou uma de suas principais bases na vida pública.
A primeira disputa para deputado estadual ocorreu em 1990, quando Riva ficou com a segunda suplência. O êxito da trajetória política ocorreu em 1994, quando foi eleito deputado estadual com 8.090 votos. Nesse primeiro mandato, Riva conseguiu se eleger primeiro-secretário da Mesa Diretora para o biênio 1995/1996. No biênio seguinte, confirmou seu poder de liderança e articulação política se tornando presidente do Legislativo Estadual.
Riva é casado com Janete Riva com quem tem três filhos e uma neta: Janaína, Jéssica, José Geraldo Riva Junior e Sophia, respectivamente.
Comentários