Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 05 de Outubro de 2010 às 17:20

    Imprimir


Os banhistas que frequentam a localidade da Passagem da Conceição às margens do Rio Cuiabá, em Várzea Grande, contam desde o mês de maio deste ano, com a presença dos bombeiros realizando o serviço de prevenção e atenção a crianças e adultos que utilizam o rio como ponto para banho e lazer.

Nos feriados e finais de semana, período onde existe um grande número de pessoas, os bombeiros realizam a vigilância com barcos e equipamentos de salvamento aquático. Em certos períodos a localidade chega a receber cerca de cinco mil pessoas à procura de sombra e água fresca, itens com bastante oferta na localidade.

Com os serviços realizados, as estatísticas indicam que houve uma redução no número de afogados e mortes por afogamento. Foram quatro mortes de setembro a maio deste ano e desse mês, até o momento, não houve registro de mortes. A presença dos guarda-vidas foi uma solicitação da comunidade local e um pronto atendimento por parte do comandante geral da instituição, coronel Alexandre Coronel.

De acordo com estatísticas do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e do Corpo de Bombeiros, o número de mortos por esse tipo de ocorrência apresenta um ligeiro crescimento a cada ano. Em 2008, foram 48 vítimas somente na Baixada Cuiabana e 103 em todo o Estado. No ano passado, foram 45 na Baixada e 115 no Estado. Este ano já foram registrados 50 ocorrências em Mato Grosso.

“As equipes chegam a socorrer em média, cerca de cinco banhistas por dia que estão se afogando”, fala o comandante adjunto do 2º Batalhão de Várzea Grande, major Licínio Tavares. Ele explica também que a maior dificuldade está na conscientização dos banhistas. “Muitas vezes as pessoas vão para o meio do rio visivelmente embriagados por bebida alcoólica, temos que fazer um trabalho de convencimento para retirar a pessoa da área de risco”, explica.

Passagem da Conceição - Bairro antigo de Várzea Grande, cidade vizinha da capital, da qual está separada pelo Rio Cuiabá. A Passagem da Conceição foi o lugar que originou a cidade de Várzea Grande. Passagem porque era o ponto do rio que possibilitava travessias antes de se construir qualquer ponte. Patrimônio histórico mato-grossense, área de preservação.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/84747/visualizar/