Chuvas no Vietnã deixam pelo menos 26 mortos
Pelo menos 26 pessoas morreram e outras nove estão desaparecidas por causa das enchentes que atingem nesta semana a região central do Vietnã, informaram hoje fontes oficiais.
A província mais afetada é Quang Binh, onde 11 pessoas perderam a vida por razões diversas relacionadas às chuvas. Lá, as autoridades buscam cinco marinheiros que navegavam a bordo de uma pequena embarcação.
O serviço de trens está suspenso desde esta terça-feira porque a maioria das vias está debaixo d"água.
Em outras zonas, helicópteros do Exército vietnamita lançam pacotes de alimentos e outros materiais de emergência às aldeias que ficaram incomunicáveis pelas enchentes, enquanto as equipes de resgate tentam ajudá-las por terra.
Segundo o Centro de Gestão de Desastres Naturais, outras sete pessoas morreram e uma está desaparecida na província de Ha Tinh; em Nghe An, há cinco mortos e três desaparecidos; e em Quang Tri, três pessoas perderam a vida.
O último boletim meteorológico indica que as chuvas estão diminuindo. No entanto, teme-se que as águas voltem a cair nos próximos dias.
Segundo dados oficiais, 750 pessoas em média morreram anualmente nos últimos dez anos no Vietnã em razão das chuvas e das decorrentes inundações, que também provocaram prejuízos materiais equivalentes a 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Comentários