MP denuncia 8 por fraude em licitações no ES
O Ministério Público do Espírito Santo apresentou denúncia à Justiça nesta quarta-feira contra oito pessoas suspeitas de envolvimento em fraudes de licitações no Estado. A denúncia partiu de inquérito da Polícia Federal durante as investigações da operação Moeda de Troca.
Foram analisados contratos irregulares nos municípios de Santa Leopoldina, Cachoeiro de Itapemirim, Viana, Serra e Presidente Kennedy. Segundo o MP, "constatou-se a atuação reiterada de uma verdadeira quadrilha, especializada em frustrar o caráter competitivo das licitações". O esquema seria executado a partir de combinação prévia com os concorrentes ou alternância deles, utilização de laranjas na constituição de empresas e de corrupção de servidores públicos e agentes políticos para beneficiar o grupo.
A denúncia aponta como líder do grupo o empresário Aldo Martins Prudência, irmão do prefeito de Santa Leopoldina, Ronaldo Prudêncio (PDT). De acordo com o MP, ele utilizaria de seu prestígio junto a políticos e servidores públicos para facilitar a contratação de sua empresa e de empresas de seus sócios.
Os suspeitos também foram denunciados por formação de quadrilha, falsificação de documento público, falsidade ideológica, corrupção passiva e lavagem de capitais, dentre outros delitos.
Comentários