Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 07 de Outubro de 2010 às 02:25

    Imprimir


O Programa de Apoio à Panificação (Propan), um dos maiores programas de capacitação e desenvolvimento da panificação e confeitaria brasileira, desenvolvido pela Abip e pela Abitrigo, atua por meio do Projeto Panificação Competitiva idealizado pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Sindicato das Indústrias da Alimentação de Rondonópolis e Região Sul de Mato Grosso (Siar-Sul). O "Propan Compacto", que é um programa dividido em três módulos, a primeira etapa, realizada em setembro, discutiu o "Controle Gerencial da Empresa". Essa segunda fase foi sobre "Relações Humanas nas Empresas" e, foram atendidas 10 empresas do setor.

Os treinamentos junto às padarias são organizados pelo Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), que tem por objetivo promover estudos, projetos, pesquisa e ações de desenvolvimento tecnológico, técnico e comercial da panificação e confeitaria. O Instituto é diferenciado na execução dos trabalhos junto às empresas da panificação brasileira, não existindo no mercado outra entidade que realize trabalho semelhante.

A Consultora da Propan, psicóloga Leonora Godinho, durante uma semana de consultoria e palestras, debateu sobre a distribuição de funções, estrutura administrativa, organização da rotina de trabalho, cronograma de reuniões, padrões de contratação de funcionário e o risco das empresas familiares.

Geraldo Beier, assessor sindical do Siar-Sul, presente nas palestras da Propan, conta que um dos sistemas discutidos pela consultora, foi a implantação de uma ficha de acompanhamento funcional do grupo de funcionários. “Por exemplo, se o funcionário chegar sem uniforme ou atrasado, é colocado um ponto negativo na ficha. Com esse acompanhamento é possível que haja uma melhora, pois serão visíveis os pontos fortes e fracos de cada indivíduo”, explica Geraldo.

Outro tema apontado pela consultora foi como deve ser realizada a contratação de funcionários. Quais as características que as pessoas que trabalham nesse setor devem ter. Como é feita uma entrevista de contratação e, a continuidade desse processo.

Omar Alberto, proprietário da padaria Art Pães, revela que esse projeto é de grande importância para o setor, pois contribui com uma melhora no segmento de panificação. “Essa etapa foi muito interessante, apesar de termos algumas dessas funções de ‘Relações Humanas’ implantadas na nossa empresa, a minha avaliação é positiva, a consultora, Leonora, fez um excelente trabalho”.

Segundo a proprietária da padaria Center Pães, Idelci Ilaine Herber Rosário, esse módulo foi muito importante, devido às dúvidas que foram esclarecidas. “Aprendemos a lidar com os funcionários, como devemos fazer as contratações, quais são os nossos direitos. Essa etapa foi muito importante para mim, eu gostei muito e consegui tirar minhas dúvidas”, avalia Idelci.

Wladimir Alves da Silva, gestor do projeto, avalia que a idéia dessa parceria, entre o Siar-Sul, Sebrae e o Propan é de fortalecer o setor, que hoje é um departamento que cresce muito em Rondonópolis. “Nós percebemos que as panificadoras precisam desse apoio e, buscamos parcerias com o Propan, que é para dar um direcionamento para esse setor, e que essas dez empresas possam melhorar em relação à gestão, em qualidade e inovações”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/84564/visualizar/