Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 07 de Outubro de 2010 às 08:27
Por: Sissy Cambuim

    Imprimir


Principal município da região Sul e terceiro maior colégio eleitoral do Estado, Rondonópolis vem se destacando no cenário político de Mato Grosso, mantendo nomes de representatividade tanto no Executivo quanto no Legislativo. Pela primeira vez, o município não teve um concorrente ao Palácio Paiaguás, mas emplacou novos mandatos para nomes expressivos na Assembleia e Câmara Federal.

Na disputa por uma cadeira de deputado estadual, Percival Muniz (PPS), que teve uma candidatura polêmica, chegando a pensar numa empreitada ao Senado pela coligação “Mato Grosso Melhor Pra Você”, encabeçada por Mauro Mendes (PSB), e depois disso apostou em uma campanha tímida, foi o mais votado na cidade, com mais de 19,8 mil votos, ou seja, cerca de 75,82%.

Neste contexto, outro deputado estadual que conseguiu aval da população para continuar na Casa foi Hermínio Jota Barreto (PR), segundo mais votado no município com mais de 11,5 mil votos. Assim, nomes que encabeçaram a lista dos mais votados nestas eleições, como o ex-presidente da Assembleia, José Riva (PP), e o deputado estadual Sérgio Ricardo (PR), figuram apenas na 18ª e 13ª colocação entre o eleitorado rondonopolitano.

O mesmo aconteceu na corrida à Câmara Federal, quando a região novamente defendeu os candidatos do município. Para emplacar seu sexto mandato consecutivo no Congresso, Wellington Fagundes (PR), mais votado em todo o Estado, também encabeçou a lista municipal, ultrapassando os 31,1 mil votos. Apesar de não conseguir se eleger, o ex-governador Rogério Salles (PSDB), cuja base eleitoral também se concentra no município, foi o segundo mais votado em Rondonópolis. O tucano obteve 27,5 mil votos, mais da metade do total que contabilizou.

A região também garantiu votação expressiva para candidatos da majoritária, como o ex-governador Blairo Maggi (PR), que concorreu ao Senado com a aprovação de mais de 63,8 mil rondonopolitanos e ainda deu vantagem à candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), que no Estado teve menos votos que seu adversário José Serra (PSDB).




Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/84540/visualizar/