Sérgio Ricardo acha cedo para falar de presidência
As articulações para a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa já começaram. Apesar de sempre haver entendimento entre os parlamentares, os nomes mais cotados são dos deputados Sérgio Ricardo (PR), Mauro Savi (PR) e o parlamentar eleito José Riva (PP).
Nos bastidores, a informação é de que o atual presidente, Mauro Savi (PR), está trabalhando para ficar no cargo no próximo mandato. Vice-presidente da Assembleia, Savi assumiu a presidência há quase dois meses, quando Riva foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acusado de compra de votos durante a campanha de 2006. Riva vai voltar ao Legislativo como o deputado mais votado nesta eleição, com mais de 90 mil votos.
Sérgio Ricardo prefere não falar sobre o assunto agora. Ele afirma que todos estão ainda em período pós-eleição e ainda é cedo para afirmar quem serão os candidatos. Porém, afirma que seu nome deve passar pelo crivo dos outros deputados.
Riva também considera que é cedo para comentar o assunto, já que a eleição será só em janeiro e que talvez nem seja candidato a algum cargo de direção. Entretanto, uma reunião já foi marcada com os novos deputados.
Os três estão entre os mais votados nesta eleição. O progressista bateu recorde de votação conquistando 93.594 votos, enquanto Sérgio somou 87.407 e Savi, na quarta colocação, teve 47.663 votos. Apesar dos números, Sérgio Ricardo afirma que não há relação entre votação do deputado e o êxito dele nos cargos da mesa diretora.
O mandato de presidente da Casa é de dois anos. Sérgio e Riva sempre formam uma dobradinha na presidência e primeira-secretaria, por três mandatos, de dois anos cada um.
Apesar da discrição dos parlamentares sobre o assunto, na próxima semana já acontece uma reunião entre os deputados e os eleitos a fim de adiantar o funcionamento da Casa aos principiantes e já fazer um entrosamento para a nova legislatura.
Comentários