Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Sábado - 09 de Outubro de 2010 às 18:02

    Imprimir


O ministro de Mineração do Chile, Laurence Golborne, foi neste sábado à mina de San José, onde 33 mineiros foram soterrados e aguardam o resgate desde o dia 5 de agosto. Golborne agradeceu aos policiais que trabalham no acampamento onde são realizados os trabalhos para salvar os mineiros. As informações são da agência UPI.

Golborne anunciou oficialmente o contato feito com os mineiros para as centenas de jornalistas e meios de comunicação nacional e internacional que acompanham o caso. Segundo a reportagem, os policiais que trabalham no local receberam os agradecimentos do ministro e o carinho dos familiares das vítimas.

O resgate
Uma equipe de 16 socorristas, ambulâncias, helicópteros e pessoal médico especializado participarão da última fase do resgate dos 33 mineiros, que começará nos próximos dias e se estenderá por 48 horas, segundo os responsáveis pela operação.

O resgate será feito através de um buraco de 66 cm feito pela perfuradora, encarregada do Plano B, que neste sábado chegou à galeria onde desde o dia 5 de agosto estão os mineiros. "Trinta e três dias duraram as perfurações para resgatá-los", comentou emocionado o ministro de Mineração Laurence Golborne.

Junto à perfuradora foi instalada uma grua, que poderá ser revestida com aço para retirar os mineiros um de cada vez do local. Um dos socorristas descerá até o local onde estão os mineiros para colocar um equipamento especial que controlará suas frequências cardíacas, respiração, ventilação, consumo de oxigênio e temperatura.

O trajeto de subida durará cerca de 20 minutos. O processo completo para tirar cada um deve durar uma hora e meia. Estima-se que seja necessário um dia e meio para completar toda operação. Eles usarão roupas especiais e óculos de sol especiais para se proteger da luz solar e evitar possíveis danos aos olhos.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/84260/visualizar/