AMM cobra do governo compensação por Fethab
O presidente da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, vai se reunir na próxima quinta-feira (26), com o secretário de Estado de Transportes e Pavimentação Urbana, (Setpu), Sinésio Oliveira, para tratar do repasse de óleo diesel para as prefeituras de várias regiões. Ele frisou que o repasse do combustível vai amenizar as perdas desde que parte do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab) deixou de ser repassada aos municípios.
Chiquinho adiantou que será feito um levantamento da quantidade de diesel que a secretaria deva repassar para cada município. Segundo ele, não será uma quantidade maior do que a que foi distribuída em anos anteriores. “Não será para suprir o que já foi retirado do Fethab, porque o governo não consegue repor, mas queremos que seja o suficiente, para que os prefeitos possam fazer um paliativo nas estradas vicinais”, disse ele.
O objetivo da reunião, é de manter o diálogo com governo estadual em relação aos problemas enfrentados pelos municípios. Chiquinho frisou também que o programa MT-Integrado, criado para suprir a lacuna deixada devido ao remanejamento de 30% dos recursos do Fethab para as obras da Copa, ainda apresenta alguns entraves, mas está em andamento no Estado.
O MT integrado deverá interligar 44 municípios com pelo menos uma estrada asfaltada. “Não somos contra a realização das obras da Copa, mas os demais municípios também precisam de recursos para a recuperação de vários trechos. Muitos gestores vão enfrentar desafios, principalmente, no período chuvoso, quando aumentam os problemas nas regiões”, alertou. (Ascom AMM)
Comentários