Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Quarta - 13 de Outubro de 2010 às 06:57

    Imprimir


O Brasil tem muita munição para conter a valorização do real se o recente aumento do IOF sobre aplicações estrangeiras em renda fixa não for suficiente, disse nesta terça-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Mantega considerou que ainda é muito cedo para avaliar o impacto da decisão do governo de dobrar a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras para 4 por cento na alocação de capital externo em renda fixa.

Segundo disse o ministro a repórteres em evento no Council of Americas, em Nova York, o governo está no momento esperando para ver se o câmbio vai se estabilizar. Na visão de Mantega, é possível que isso aconteça.

Mais cedo, em apresentação a investidores, ele disse que no ano passado o aumento do IOF teve sucesso em conter a valorização da moeda brasileira. Conforme Mantega, se isso não funcionar agora, o governo pensará em outras medidas.

"Se não funcionar agora, vamos pensar em outras medidas", afirmou.

Ele disse que o fundo soberano está pronto para comprar dólares, mas que ainda não o fez porque, por ora, o Banco Central está adquirindo o suficiente do mercado.

Mantega, que no fim de semana participou de encontro do Fundo Monetário Internacional (FMI), mais uma vez pediu uma ação coordenada internacional para rebalancear a economia global e interromper o que ele vem chamando de "guerra cambial".

Ele pediu, ainda, que os países desenvolvidos recorram a mais estímulos fiscais em vez de usar política monetária para ampliar o consumo doméstico e criticou o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, por considerar mais uso de "quantitative easing" para ajudar a economia.

"Quantitative easing" é a política de injetar recursos diretamente na economia por meio da compra de títulos de dívida.

Para Mantega, isso não irá reativar a economia dos EUA, mas sim enfraquecer o dólar.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/83978/visualizar/