Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 13 de Outubro de 2010 às 15:44

    Imprimir


Mato Grosso é reconhecido nacionalmente pela boa prática da aplicabilidade da filosofia de policiamento comunitário, mostrando que a parceria entre polícia e comunidade pode e vem dando certo no Estado. Por isso, na última semana, nos dias 7 e 8 de outubro, o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Mato Grosso, tenente-coronel PM Gley Alves de Almeida Castro participou, em Natal, do 3º Fórum Sobre Polícia Comunitária.

Nesta edição, Mato Grosso foi o Estado convidado. Na palestra ‘Experiência de Polícia Comunitária no Estado de Mato Grosso’ o tenente-coronel PM Gley Alves falou sobre as práticas exitosas da difusão do policiamento comunitário em Mato Grosso. Antes de assumir o 3º BPM, o tenente-coronel esteve, durante pouco mais de dois anos, a frente da Coordenadoria de Polícia Comunitária em Mato Grosso.

O Fórum foi promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social de Natal e contou com a participação de policiais civis, militares, Corpo de Bombeiros, líderes comunitários, entre outros.

Em Mato Grosso a Coordenadoria de Polícia Comunitária atua em três frentes: cursos de capacitação dentro da filosofia de Polícia Comunitária; instalação de Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) e Bases Comunitárias de Segurança. Esta última frente de trabalho é o diferencial da atuação de Mato Grosso na disseminação da filosofia de polícia comunitária.

A Base Comunitária de Segurança Pública é uma aliança entre o Governo do Estado e comunidade, levando serviços integrados da segurança como emissão de documentos de identidade, policiamento ostensivo e projetos sociais - instrumento de atuação no combate à criminalidade e retirada de jovens e crianças da situação de risco.

Atualmente existem 16 Bases Comunitárias de Segurança Pública em Mato Grosso, sendo dez em Cuiabá, duas em Várzea Grande e quatro no interior do Estado: Tangará da Serra, Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop. Uma outra Base deverá ser inaugurada no município de Cáceres, na sede onde funcionava a Companhia de Polícia Militar da cidade, espaço que será adequado com reformas para abrigar a Base Comunitária do município.

Com os jogos do Mundial de 2014, o número de Bases Comunitária de Segurança deverá ser ampliado para pelo menos mais 34 em todo Estado. Todas elas serão dotadas de carros, motos e câmeras de vigilâncias. “A Baixada Cuiabana terá o aumento de 24 Bases Comunitárias e o acréscimo de 240 câmeras na região urbana, todas financiadas pelo Governo Federal”, explicou o secretário adjunto de Segurança, Alexandre Bustamante dos Santos.

O policiamento comunitário é uma filosofia que ganhou força nas décadas de 70 e 80, quando as organizações policiais em diversos países da América do Norte e da Europa Ocidental começaram a promover uma sé






 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/83924/visualizar/