Yênes articula e vai assumir Agecopa
O diretor de Planejamento e Gestão da Agecopa, Yênes Magalhães, deve assumir interinamente a presidência da agência até que o governador Silval Barbosa (PMDB) indique o nome do substituto oficial de Adilton Sachetti, que renunciou ao comando nesta quarta (13) após uma série de desentendimentos com os outros diretores. Ocorre que já haveria um entendimento de que ele, por ser diretor de Gestão e Planejamento, é a pessoa mais adequada para comandar administrativamente a agência durante este período.
Conforme o artigo 8º, parágrafo 3º, da Lei complementar 365, de 25 de setembro do ano passado, que instituiu a criação da Agecopa, em caso de vacância da presidência, o conselho se reúne para escolher um dos membros para responder administrativamente enquanto o governador Silval Barbosa (PMDB) escolhe o novo comandante e ele é sabatinado pelos deputados da Assembleia Legislativa, antes de estar apto para assumir o posto.
A condução provisória de Yênes à vaga de Sachetti deve ocorrer nos próximos dias numa reunião presidida pelo próprio diretor de Planejamento e Gestão, tendo em vista que o regimento interno da Agecopa determina que na falta do presidente, os encontros sejam presididos por ele. Apesar da escolha do novo membro ser feita por Silval e precisar ser aprovada pela Assembleia, ela também deve seguir alguns critérios previstos no artigo 9º da lei que criou a Agecopa. “O presidente e os membros da diretoria deverão ser brasileiros natos, ter reputação ilibada e idoneidade moral e deverão apresentar comprovação de que não possuem filiação político-partidária, como condição para sua posse no cargo”.
Sachetti entregou o cargo nesta segunda, conforme o RDNews havia adiantado com exclusividade, sob alegação de que o clima com os demais diretores era insustentável. Ele deixou a Agecopa 11 meses após ser nomeado pelo então governador Blairo Maggi (PR), de quem também foi secretário extraordinário de Apoio e Acompanhamento a Políticas Fundiárias e Ambientais. Cabe aos diretores da Agecopa planejar e conduzir todos os projetos necessários para preparar Cuiabá para sediar a Copa de 2014.
Comentários