Carrefour prevê encargos no Brasil de US$ 253 milhões em 2010
O Carrefour previu nesta quinta-feira que terá encargos no Brasil de cerca de 180 milhões de euros (US$ 253 milhões) em todo o ano de 2010, devido à auditoria determinando ajustes de provisões relacionadas a descontos, litígios tributários e baixa contábil de estoques.
No primeiro semestre, o grupo varejista francês já teve impacto negativo de 69 milhões de euros no resultado por causa da operação brasileira.
Diante disso, o Carrefour reduziu sua estimativa de lucro operacional neste ano de 3,1 bilhões de euros para ao redor de 3 bilhões de euros.
A empresa também divulgou que suas vendas no Brasil subiram 13,1% no terceiro trimestre contra um ano antes, com base em uma taxa constante de câmbio, para 3,2 bilhões de euros. Considerando o câmbio atual, o crescimento chega a 33,8%.
A bandeira Atacadão foi a que mais contribuiu para o desempenho da varejista francesa no país entre julho e setembro, segundo comunicado.
Com o desempenho nos últimos meses, o Brasil ficou mais perto do segundo maior mercado para o Carrefour depois da França, posição que cabe à Espanha, onde as vendas somaram quase 3,6 bilhões de euros no último trimestre.
As vendas globais do Carrefour nos três meses até setembro totalizaram 25,6 bilhões de euros, expansão de 6,7% pelo câmbio atual. A previsão de analistas consultados pela Reuters era de vendas de 25,5 bilhões de euros.
O presidente-executivo do Carrefour, Lars Olofsson, destacou o sólido desempenho da empresa no terceiro trimestre em um ambiente que permanece desafiador em muitos mercados importantes.
O executivo destacou as fortes vendas na China e na América Latina e disse que há sinais animadores de recuperação na Bélgica, Polônia e Taiwan.
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