Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 14 de Outubro de 2010 às 19:13

    Imprimir


Estudantes de engenharia de Mato Grosso vão participar da XII Competição SAE Brasil AeroDesign, que será realizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), de 21 a 24 de outubro. Para participar da competição, todas as equipes são desafiadas a projetar e construir aviões radiocontrolados e depois submeterem seus projetos a avaliações teóricas e práticas, conduzidas por engenheiros da indústria aeronáutica.

Mato Grosso é representado por estudantes de engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) do campus de Rondonópolis. A equipe participa na Classe Regular onde os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc.

Este é segundo ano que a equipe representa o Estado. De acordo com o capitão da equipe mato-grossense, Saulo Oliveira, a aeronave desenvolvida por eles ficou 15% mais leve em relação ao projeto do ano passado, que pesou cerca de 6 kg, podendo carregar até 12kg durante o voo. O projeto e os custos com transporte ficaram em R$12 mil, que serão pagos com a realização de rifas e mini-cursos. “Desenvolver um projeto como este nos proporciona experiência para trabalhar em grupo, maturidade, além de preparação para o mercado de trabalho”, ressalta Oliveira.

Competição

Ao todo, 96 equipes estão inscritas na competição que deve reunir um total de 1.300 estudantes, que projetaram, construíram e agora testam aeronaves radiocontroladas para a competição. As equipes representam 79 instituições de ensino superior do Brasil, Venezuela, México, EUA e Índia, sendo nove estrangeiras.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE Brasil, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas.

Categoria

Na Classe Regular, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc. O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m.

As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, ambas baseadas em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica, conforme o regulamento disponível no site da competição.

Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular que obtiverem melhores pontuações ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2011, nos EUA.
 




Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/83816/visualizar/