Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Agronegócios
Sábado - 16 de Outubro de 2010 às 07:02
Por: Laís Costa Marques

    Imprimir


As consequências da estiagem no Estado ainda não estão totalmente identificadas para a produção agrícola da safra 2010/2011. De acordo com o levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) desta semana, o plantio da soja foi realizado em apenas 6,7% da área destinada ao cultivo, estimada em 6,24 milhões de hectares (ha). Há um ano, neste mesmo período, 22,4% da área estava plantada, um atraso de 15 pontos percentuais em território, ou 936,19 mil (ha) a menos.

Com o atraso das chuvas, o produtor rural está receoso em iniciar o plantio e perder em produtividade caso a chuvas não se concretizem nos próximos dias. O vice-presidente do Sindicato Rural de Brasnorte (a 579 quilômetro a Noroeste da Capital), Carlos Valdir Fronha, diz que os produtores que começaram a plantar estão se arriscando e que por enquanto a preocupação quanto ao comprometimento da safrinha, que se inicia assim que a soja é colhida.

A região Noroeste do Estado é uma das mais atrasadas em Mato Grosso com apenas 1,5% dos 261,2 mil (ha) a serem plantados nesta safra. O superintendente do Imea, Otávio Celidônio, diz que a produtividade da soja não está comprometida, por enquanto, devido à estiagem, mas que uma pesquisa está em andamento para saber se ela terá impactos sobre a safrinha, principalmente de algodão. "Alguns produtores poderão deixar de plantar a soja para dar preferência ao algodão, com medo de perder o tempo do plantio com o atraso da colheita. Mas isso ainda está sendo pesquisado e mesmo que se confirme não deverá ter impacto sobre a produção final de soja". Além disso, Celidônio afirma que como os produtores estão incertos sobre a possibilidade de colheita nos meses de janeiro e fevereiro de 2011, a comercialização está atrasada. O fato pode ter influência sobre o preço da saca e mantê-lo por mais tempo em alta.

Circuito da Soja - Segunda-feira (18) começa a 2ª edição do Circuito Tecnológico "Aprosoja em Campo", da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja. Serão 5 equipes técnicas percorrendo todos as regiões do Estado até 29 de outubro. As propriedades rurais visitadas receberão questionários e servirão de base para uma análise da safra 2010/2011. O gerente técnico da entidade, Luiz Nery Ribas diz que o circuito atua em duas frentes, uma técnica e outra econômica para que um raio-x da produção seja feito. "São analisados tanto aspectos financeiros, quanto crédito e investimento, questões sobre tecnologia e qualidade de produção."





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/83668/visualizar/