Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Sábado - 16 de Outubro de 2010 às 07:51
Por: Vívian Lessa

    Imprimir


Horário de verão tem o objetivo de diminuir o consumo de energia
Horário de verão tem o objetivo de diminuir o consumo de energia

A meia-noite de hoje (16) começa o horário de verão. Os ponteiros do relógio terão que ser adiantados em uma hora. A medida durará 127 dias e é aplicada aos brasileiros que moram nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O horário também tem data para terminar - no dia 20 de fevereiro de 2011. A necessidade da alteração dos horários, seguindo a determinação do decreto presidencial número 6.558/2008, divide opiniões em Mato Grosso.

Algumas pessoas apoiam a mudança. "É melhor porque quando saio do trabalho ainda está dia, com o isso a sensação é que aproveitei melhor o meu tempo", diz a secretária Marli Silva. A segurança também é um ponto avaliado positivamente com o início do horário de verão. "Quando saio de manhã está clareando e quando retorno para casa também tem sol". Na visão comercial, alguns empresários também acham satisfatório o adiantamento dos relógios. Para a gerente de uma loja de roupas, em Cuiabá, Cleusa Maria Pires, o consumidor fica com mais disposição para ir às compras.

Já a comerciante Maria Cândida, acredita que a mudança, no início, prejudica o movimento. "Não vejo muito benefício". Segundo ela, até a população se acostumar com o novo horário, o movimento de consumidores nas ruas do centro de Cuiabá cai. Além disso, ela revela que na primeira semana será difícil para adequar o seu horário biológico. "Já estou acostumada a acordar as 5 da manhã, e agora terei que acordar mais cedo".

Para a vendedora Sônia Cristina essa dificuldade poderá gerar problemas no trabalho. "Corro o risco de perder o horário". Ela diz que a mudança atrapalha o seu cotidiano. "Nunca gostei do horário de verão". Mas o gerente de Operação do Sistema da Cemat, Teomar Estevão Magri, avisa que a medida visa reduzir em até 5,5% o consumo de energia no "horário de ponta", que vai das 18h às 21h. Segundo ele, a expectativa é que sejam economizadas 24,249 mil megawatt-hora (MWh) de energia elétrica.

O volume é o maior desde as últimas 9 edições do horário de verão realizadas no Estado, suficientes para abastecer a cidade de Chapada dos Guimarães por 1 ano. No período de 1999/2000 foram economizadas 29,9 mil MWh de energia. Em relação ao volume total consumido em Mato Grosso neste ano, a economia será de 1%. Na comparação com os indicadores do ano passado, a diferença é de 23%, considerando que na edição 09/10 foram economizadas 17,075 mil MWh.

Magri ressalta ainda que o decréscimo da demanda no período de ponta otimiza o Sistema Integrado Nacional (SIN). "Dessa forma, há melhor aproveitamento dos recursos energéticos". De acordo com ele, o ajuste nos ponteiros dos relógios atrasa o acionamento da iluminação pública, além disso prevê uma melhor aproveitamento da luz natural.

Conforme a Cemat, o horário de verão também interfere no orçamento dos consumidores, por provocar redução dos custos com geração térmica para atendimento da cargas referentes à demanda de ponta. O óleo diesel, carvão mineral e demais combustíveis que não foram utilizados nas termoelétricas evitarão possíveis ajustes tarifários.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/83662/visualizar/