Dnit começa treinamento para operar sistema de controle da verba do PAC
O sistema é uma ferramenta criada pela Coordenação Geral de Modernização e Informática do Dnit para administrar a maior parte das verbas destinadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O SIAC foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Processamentos de Dados (Serpro) ao custo de R$ 1,8 milhão.
O projeto piloto com o treinamento dos servidores começa pela superintendência do Dnit em Mato Grosso. De acordo com o coordenador de tecnologia do Dnit, Cláudio Dias, o sistema permite coletar informações e incluí-las em um sistema que gerencia e facilita a visualização dos recursos destinados e dados sobre a execução das obras.
“Existiam 82 sistemas de informações diferentes no Dnit. A racionalização de nossos sistemas foi uma determinação do Dr. Pagot. Ainda existem 23 sistemas operando concomitantemente, mas estamos trabalhando para unificá-los todos no Siac até meados do ano que vem”, destaca Dias.
O SIAC faz a integração do Sistema de Medição (SMD), o Ofício Eletrônico de Pagamento (PFPG), O Relatório de Supervisão (RSUPERV), o Relatório de Sinalização (RSINAL) e o Relatório de Conservação (RCONSERV).
“Nosso objetivo é garantir maior segurança para as informações, permite a auditoria de todas as ações executadas pelos usuários do sistema. O Tribunal de Contas da União (TCU) inclusive já fez a auditoria do SIAC e aprovou mais de 90% de seus recursos e recomendou apenas pequenos ajustes”, comemora
Comentários