Carros vendidos no Brasil apresentam falha de segurança, diz Proteste
O Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos na América Latina) lançado nesta segunda-feira mostrou que nenhum dos seis modelos avaliados no Brasil atingiu o grau máximo de segurança. No país, a entidade é representada pela Proteste Associação de Consumidores.
Mesmo os carros mais bem avaliados, com airbag, apresentaram ressalvas em relação a riscos de lesões em motoristas e passageiros. Cada carro foi submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo que simulava outro automóvel.
O Toyota Corolla recebeu a maior nota no teste, com quatro das cinco estrelas possíveis na avaliação para ocupantes adultos. Já na classificação para crianças conseguiu apenas uma estrela, a menor pontuação entre todos os veículos avaliados -- todos os demais conseguiram duas estrelas. A carroceria se manteve estável durante o impacto frontal e o assoalho permaneceu íntegro.
Esse veículo e o Chevrolet Meriva foram escolhidos por terem similares na Europa, embora em versões mais antigas. Para o Corolla, o resultado foi semelhante em ambos os testes, de acordo com Jean-Marie Mortier, coordenador do Latin NCAP. Já o Meriva vendido na Europa "teve uma avaliação um pouco melhor" porque possui itens de segurança mais modernos.
O pior desempenho foi observado no Geely, marca chinesa que ainda não é vendida no Brasil, que não obteve nenhuma estrela.
Os outros veículos avaliados foram Fiat Palio, VW Gol e Peugeot 207, escolhidos por serem feitos no Brasil ou na Argentina e apresentarem vendas representativas e terem versões com e sem airbags.
Mortier destaca a importância do consumidor ter acesso a essas informações "para escolher um automóvel seguro e poder pressionar os fabricantes a melhorar esses carros". Ele ressalta ainda que os brasileiros devem se preocupar não apenas com os acessórios para melhorar o conforto --como ar-condicionado e direção hidráulica-- mas também com os itens de segurança ao comprar um automóvel.
Para ele, quando esses itens passarem a ser mais demandados, o preço deve cair pelo ganho de escala e vão influenciar menos no valor final do carro.
RESUMO DOS TESTES
Geely CK 1 1.3 sem airbags - zero estrelas
Proteção pobre para o motorista na maior parte do corpo e destruição significativa da carroceria do veículo durante o teste.
Fiat Palio ELX 1.4 sem airbags -- uma estrela
Alto risco de vida para o motorista devido ao dano causado pelo volante à cabeça do condutor.
Fiat Palio ELX 1.4 com airbags -- três estrelas
Proteção para o peito do motorista é apenas tolerável. Cadeirinha recomendada é incompatível com o sistema de cintos.
VW Gol Trend 1.6 sem airbags -- uma estrela
Alto risco de vida para o motorista devido ao dano causado pelo volante à cabeça do condutor.
VW Gol Trend 1.6 com airbags -- três estrelas
Airbags oferecem boa proteção para a cabeça, porém o joelho do motorista pode sofrer com impacto com estruturas do veículo.
Peugeot 207 Compact 5p 1.4 sem airbags -- uma estrela
Alto risco de vida para o motorista devido ao dano causado pelo volante à cabeça do condutor.
Peugeot 207 Compact 5p 1.4 com airbags -- duas estrelas
Airbag foi incapaz de evitar que o peito do motorista se chocasse com o volante do veículo.
Chevrolet Meriva GL Plus com airbags -- três estrelas
Durante o impacto, o porta malas abriu, colocando os passageiros sob risco de ejeção. A cadeirinha infantil foi incapaz de evitar o avanço do ocupante no momento do impacto.
Toyota Corolla XEI com airbags -- quatro estrelas
Boa proteção para adultos, embora haja risco para os joelhos. A cabeça do manequim infantil entrou em contato com as costas do banco do condutor durante o impacto.
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