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Sábado - 21 de Setembro de 2013 às 16:45

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Darwin Júnior - Olhar Copa
 A denúncia de um suposto ‘superfaturamento’ nas aquisições das cadeiras da Arena Pantanal foi o principal fato da semana. Na terça-feira, o vereador Dilemário Alencar (PTB), apresentou denúncia de sobrepreço de 248% nos assentos, em comparação com a da Arena Mané Garrincha, em Brasília. No dia seguinte, o secretário da Secopa, Maurício Guimarães convocou a imprensa e apresentou o modelo das cadeiras, negando superfaturamento e alegando que o custo superior deve-se à qualidade do material.

A semana da Copa em Cuiabá, ainda teve outras notícias marcantes como o adiamento, pelo TCE-MT, da divulgação do relatório exclusivo da situação das obras da Arena Pantanal, culpando a Secopa por atraso no repasse de informações; a presidente Dilma elogiou o plano de mobilidade urbana de Cuiabá para a Copa em sua visita a Rondonópolis; o projeto de revitalização do Porto foi liberado pelo Consema sem estudo ambiental; as obras na Arena Pantanal avançaram com a conclusão da drenagem do campo e instalação de nova estrutura na cobertura; a construção do VLT finalmente chegou à Prainha e o viaduto da Sefaz será a primeira grande obra da Copa a ser inaugurada em cerimônia que deve acontecer na próxima semana.

Confira outros fatos que marcaram mais uma semana da Copa em Cuiabá:
 
SEGUNDA-FEIRA (16 DE SETEMBRO DE 2013)
 
Se critério for mantido, Cuiabá pode receber jogo da Argentina, Espanha, Alemanha ou Itália
 
Se a Federação Internacional de Futebol (Fifa) optar por manter o critério realizado na Copa do Mundo de 2010 já é possível especular quem serão os cabeças de chave da competição. Argentina, Espanha ou Itália podem fazer o último jogo do grupo – que pode valer vaga – em Cuiabá. Levantamento foi feito pelo jornalista Thiago Arantes da ESPN. A Fifa utilizou no último mundial o ranking de outubro – dois meses antes do sorteio – para definir quem seriam os cabeças de chave da competição. Como a lista de outubro já foi divulgada, algumas projeções podem ser feitas. A Argentina está garantida como uma das seleções que estarão no pote 1 do sorteio. Os ‘hermanos’ garantiram vaga na última terça-feira (10), na goleada sobre o Paraguai por 5x2. Mesmo se perderem os dois jogos restantes ainda terão pontos suficientes.
 
 
Previsto para ser publicado nesta segunda-feira (16), o relatório técnico do acompanhamento das obras da Arena Pantanal foi adiado para o final do mês. Ao justificar o adiamento, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), responsável pela elaboração do balanço, alegou que a Secopa atrasou a entrega de informações ao tribunal. Somente na sexta-feira (13), as demandas foram encaminhadas e, dessa forma, o TCE não teve tempo para concluir o relatório. De acordo com o TCE, o atraso na entrega das informações inviabilizou a checagem in loco e confirmação dos dados pelos auditores da Secretaria de Controle Externo de Obras e Engenharia do TCE-MT. O conselheiro Antonio Joaquim, relator permanente das contas da Secopa, observou que a cautela é necessária porque o próximo relatório indicará a possibilidade ou não de conclusão das obras no prazo estipulado pela Fifa. 
 
Obras da Copa prejudicam abastecimento de água em mais de 40 bairros de Cuiabá
 
Além dos transtornos no trânsito da Cuiabá, a população cuiabana também precisa lidar com períodos de falta d’água devido a intervenções necessárias para a execução das obras da Copa e prefeitura da Capital. No último final de semana foi à vez dos moradores da região do CPA. Eles foram surpreendidos com o corte no abastecimento e acordaram com as caixas secas na manhã de domingo (15). Só na última semana foram mais de 40 bairros prejudicados. O problema está no fato de os pedidos serem feitos próximo às datas dos cortes, dessa forma, a concessionária responsável pelo abastecimento de água na Capital, CAB Ambiental, não conseguir divulgar com antecedência. Segundo informou a assessoria de imprensa da concessionária, assim como ocorreu nos bairros localizados na região do CPA, os cortes nem sempre são avisados via rádio ou através de comunicados na tevê devido ao curto espaço de tempo entre a solicitação e o corte. A assessoria também justifica que, “não se trata de culpar qualquer empresa ou as obras da Copa, que entendemos serem absolutamente necessárias ao desenvolvimento da cidade, mas de explicar o impacto que essas paradas causam no sistema de abastecimento de Cuiabá”.
 
Por exigência da Fifa, Cadeiras do setor de imprensa serão colocadas após o Mundial
 
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa) esclareceu sobre o prazo de entrega das cadeiras do setor de imprensa da Arena Pantanal. Cadeiras serão instaladas após o Mundial, uma vez que o local receberá veículos de imprensa. Em seu blog, Vinícius Segalla, do UOL, tinha criticado o contrato do Governo. A Secopa disse que a medida é necessária para evento Fifa: “O local é usado por profissionais da imprensa. Lá ficam bancadas, cabos de fibra ótica, entre outros aparatos. Quem assistiu a Copa das Confederações pôde ver que os narradores, por exemplo, fazem a transmissão da arquibancada”. A assessoria da secretaria diz que “não seria sensato instalar as cadeiras agora em dezembro, depois retirar para a Copa do Mundo de 2014 e após o evento reinstalá-las novamente”.
 
TERÇA-FEIRA (17 DE SETEMBRO DE 2013)
 
 
Além de transtornos com o trânsito e o excesso de poeira, as obras da Copa do Mundo estão expondo, com freqüência, as populações de Cuiabá e Várzea Grande a riscos de acidentes por contas das rotas de desvio afuniladas e do intenso tráfego de máquinas e veículos pesados por todas as partes. Esta semana, por muito pouco, um acidente envolvendo um caminhão a serviço das obras da Copa, não terminou em tragédia no bairro Lixeira. Na manhã desta segunda-feira (16), um caminhão carregado com cascalho perdeu o controle e invadiu uma residência, destruindo o muro, a grade e parte da casa. Segundo o motorista do caminhão que tentou subir a rua Laguna, sem conseguir fazer a manobra, o veículo voltou de ré e atingiu a casa. Segundo testemunhas, a manobra foi feita na contramão. O cascalho que estava no veículo seria levado para as obras da trincheira Jurumirim, na Avenida Miguel Sutil, que faz parte do projeto da mobilidade urbana de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014.
 
Empresários se reúnem com Secopa para discutir impactos
 
Os impactos das intervenções para a execução das obras de mobilidade urbana que são estão sendo realizadas pela Secopa são tema de discussão de executivos e empresários de diversos segmentos de Cuiabá. Na tentativa de minimizar transtornos, o grupo está participando, esta semana, de uma série de reuniões com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) para tratar do assunto. A principal finalidade dos encontros é debater sobre as rotas que vão ser interditadas de modo que os comerciantes e empresários não sejam prejudicados com as mudanças. Os empresários questionam a Secopa, por exemplo, sobre o trânsito de caminhões, quais vias serão atingidas e em que proporção. O presidente do Secovi/MT, Marco Pessoz, ressaltou que “essas reuniões são uma forma de defender os interesses dos comerciantes e empresários de Cuiabá e buscar uma direção para que as empresas deem continuidade aos trabalhos sem serem prejudicadas”.
 
O presidente da Comissão de Apoio da Copa do Pantanal Fifa 2014 na Câmara de Cuiabá, vereador Dilemário Alencar (PTB), apresentou denúncia de superfaturamento de 248% nas cadeiras da Arena Pantanal, em comparação com a Arena Mané Garrincha, em Brasília. “A mesma cadeira, fornecida pela mesma empresa, foi vendida por R$ 175,00 para a Arena de Brasília, enquanto para a Arena Pantanal custa R$ 425,00 por unidade”, denuncia Alencar, na tribuna do Poder Legislativo, durante sessão ordinária desta terça-feira (17/09). Em defesa do governo de Mato Grosso, municiado com informações pelo Secretário Extraordinário da Copa do Pantanal Fifa 2014 (Secopa), Maurício Guimarães, o líder do PMDB, vereador Domingos Sávio Parreira (PMDB), preferiu responder com o comparativo de números gerais de cada obra. Domingos Sávio apontou que a Arena Mané Garricha tem custo final de R$ 1,37 bilhão para 72,2 mil lugares, o que representa R$ 19 mil por cadeira, enquanto a Arena Pantanal tem custo final projetado para R$ 520 milhões para 44,5 mil lugares, fechando em cerca de R$ 12 mil para cada assento.
 
Segunda estrutura metálica da cobertura é içada no setor Sul da Arena Pantanal
 
A Arena Pantanal continua sua caminhada para finalizar as suas obras até dezembro – prazo máximo dado pela Fifa. O avanço da vez foi no Setor Sul do estádio que já está com a segunda peça da cobertura instalada. Com esta, já são quatro estruturas metálicas içadas no estádio. A proteção dos torcedores terá um total de 25.600 m². Duas das armações foram levantadas pelos guindastes – que estão na área externa - na semana passada. Na segunda-feira (09), no Setor Norte e na quarta-feira (11), no Sul. A pré-montagem das cinco peças de cada arquibancada ocorre em solo, ao mesmo tempo nos dois lados do estádio. O peso total da cobertura destes dois setores – atrás dos gols – é de 500 toneladas. Cada um terá 98 metros de extensão por 54 metros de largura e irão oferecer 5.300 m² de cobertura.
 
Secopa destaca qualidade de cadeiras e assegura que Arena terá valor 37% menor que DF
 
As obras da Copa do Pantanal Fifa 2014 na Grande Cuiabá seguem o cronograma estabelecido por preço 37% menor que o similar do Distrito Federal e com responsabilidade social. A garantia partiu do secretário extraordinário da Copa do Pantanal (Secopa), Maurício Guimarães, em resposta às denúncias do presidente da Comissão de Apoio às Obras da Copa Fifa 2014 da Câmara de Cuiabá, vereador Dilemário Alencar (PTB), durante a sessão ordinária desta terça-feira (17/09). Maurício Guimarães não aceita a pecha de que haja superfaturamento nas cadeiras da Arena do Pantanal, em comparação com as instaladas na Arena Mané Garrincha, em Brasília. “É igual a uma loja. Os preços das cadeiras variam. Eu sei a especificação da qualidade da cadeira que comprei. E garanto que é o que há de melhor no mercado”, afiança ele. O titular da Secopa observa que, somente com dados do Portal Transparência, é possível detectar que a Arena Pantanal possui preço 37% inferior à similar de Brasília – Estádio Nacional Mané Garrincha.
 
QUARTA-FEIRA (18 DE SETEMBRO DE 2013)
 
Governo abre inscrições para novo curso de capacitação para grandes eventos
 
O Governo Federal abriu inscrições para o II Curso de Especialização de Controle de Distúrbio Civil – Choque, que irá capacitar policiais militares para manifestações e grandes eventos com aglomerações de pessoas. A iniciativa é feita por conta da Copa do Mundo de 2014 e será dividida em três edições. O Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) é o responsável por ministrar os cursos em Mato Grosso. As inscrições podem ser feitas de até esta sexta-feira (20.09), no Batalhão Rotam, localizado na rua Major Gama, S/N°, bairro Dom Aquino, antiga Prosol, no horário de 12h às 19h. Ficam disponibilizadas 45 vagas para II edição do curso e 45 para a III edição. Devem compor o treinamento aulas de direitos humanos e de uso progressivo da força, socorro de urgência, funções técnicas da PM - como tiro policial - legislação e código civil, treinamento físico, tática de controle de distúrbios civis, treino em material bélico e noções de controle de fogo.
 
Guimarães reúne imprensa e rechaça "superfaturamento" das cadeiras
 
Assim como o Olhar Copa havia antecipado nesta terça-feira, o secretário Maurício Guimarães, da Secopa reuniu a imprensa, na manhã desta quarta-feira (18), no canteiro de obras da Arena Pantanal para justificar que as cadeiras do estádio de Cuiabá para o Mundial 2014 serão mais caras devido à qualidade superior dos assentos. O secretário fez uma apresentação dos modelos das cadeiras produzidas pela empresa Kango Brasil que fornecerá 44 mil unidades pelo custo total de R$ 19 milhões. Esse valor é mais do que o dobro do que o investimento feito nos assentos do Estádio Nacional Mane Garrincha, de Brasília. Rechaçando que tenha ocorrido ‘superfaturamento’, como chegou a ser suposto na imprensa, Guimarães explicou que o preço das cadeiras variam. “Conhecemos bem a especificação da qualidade da cadeira que adquirimos e garanto que é o que há de melhor no mercado atualmente. A Arena Pantanal contará com um material de alta qualidade e resistência, o melhor que existe no mercado. Por isso, não podemos fazer comparativo de preço”, disse ele, argumentando que o projeto concebido para o novo estádio já previa cadeiras de alto padrão.
 
Camarotes do Setor Oeste recebem instalação de vidros na Arena Pantanal
 
Depois do setor Leste, agora foi a vez do lado Oeste da Arena receberem a instalação dos vidros nos camarotes para os jogos da Copa do Mundo de 2014. Em agosto a primeira parte foi instalada, agora em setembro se encerrou a segunda parte. Serão 97 camarotes em todo o estádio. O vidro tem oito milímetros de largura por 2,35 metros de altura e será colocado em todos os camarotes do estádio que foram construídos em dois pisos: segundo e terceiro nos setores Leste e Oeste. No Sul e Norte, localizados atrás dos gols, há camarotes somente no terceiro piso. No segundo piso do setor leste do estádio ficarão o Lounge Hospitalidade e o Lounge Vip – dois camarotes maiores – bem como o camarote VeryVIP (VVIP) que servirá para atender as autoridades ligadas às seleções que disputarão a Copa.
 
Usuários do transporte coletivo aprovam faixa exclusiva para ônibus
 
Os usuários do transporte coletivo de Cuiabá aprovaram a implantação da faixa exclusiva para ônibus e taxis na avenida Isaac Povoas. Medida foi adotada para dar maior celeridade ao trânsito da capital, que sofre por conta das obras que estão sendo realizadas para a Copa do Mundo de 2014. Esta medida deverá aumentar a velocidade média dos ônibus para 24 km/h – a velocidade anterior era de 13 km/h na avenida – e também acelerar a viagem do usuário de transporte público na cidade. Corredor deve ser implantado também nas avenidas Getúlio Vargas e Beira Rio. “Meu bairro é bem distante, e com a faixa só para ônibus a gente consegue chegar um pouco mais rápido, não precisa ficar desviando dos outros carros e traz até mais segurança para os passageiros”, disse a Moradora do bairro Pedra 90, Denise Souza.
 
Assentos serão instalados a partir de outubro na Arena Pantanal
 
A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) anunciou nesta quarta-feira o cronograma de montagem das cadeiras na Arena Pantanal. Os assentos começarão a ser instalados no final de outubro e estarão finalizados em dezembro de 2013, conforme acordom firmado com a Fifa. Maurício Guimarães, falou sobre as especificações técnicas das cadeiras, que são resistentes e de alta qualidade. Guimarães ressaltou que “compramos assentos de qualidade superior a de muitos estádios, como os de Brasília, que vem sendo comparados inadequadamente com os nossos. Ressalto que não se trata do mesmo modelo de cadeira e, evidentemente, há diferença nos valores dos assentos”. Segundo o secretário, a concepção dos assentos é definida desde a elaboração do projeto arquitetônico do estádio, por isso, os modelos adotados pelas cidades-sede não são idênticos. No caso da Arena Pantanal, foi escolhida a cadeira do tipo “Copabacana”, enquanto que o assento que vem sendo alvo de comparação é do tipo “Berlin”. 
 
Novembro. Este deve ser o mês em que as obras de revitalização do Porto vão começar. Tudo porque o Conselho Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso aprovou nesta quarta-feira (18) a dispensa de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Projeto servirá como ponto turístico durante o Mundial de 2014. “Esse é um passo extremamente importante para que o projeto Porto Cuiabá seja efetivado para a Copa do Mundo de 2014. Vamos ganhar tempo e atender a uma vontade coletiva de todos os cuiabanos, especialmente os moradores do Porto”, afirmou o secretário de Governo de Cuiabá, Fábio Garcia. O projeto idealizado pelo prefeito Mauro Mendes pretende revitalizar toda a orla do Rio Cuiabá, no bairro do Porto. A extensão total do empreendimento é de 1.350 metros.
 
Viaduto do Despraiado não será mais a primeira obra inaugurada da Copa
 
O Governo do Estado e a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) mudaram os planos: o viaduto do Despraiado não será mais a primeira grande obra do Mundial a ser entregue em Cuiabá. Foi o que anunciou o secretário da Secopa Maurício Guimarães nesta quarta-feira (18), no canteiro da Arena Pantanal, quando reuniu a imprensa para negar o superfaturamento na aquisição das cadeiras do novo estádio. Ao excluir o viaduto do Despraiado da ‘arrancada’ das inaugurações prevista para este mês, o secretário Maurício Guimarães admitiu que a intervenção ainda está ‘empacada’ por conta da recuperação de um trecho de 1,8 quilômetro de asfalto na avenida Miguel Sutil, serviço este que faz parte do pacote da obra. Segundo ele, uma camada de asfalto com adição de componente químico vem sendo implementada no local. Esse trabalho teria sido postergado devido ao atraso no repasse do material pela Petrobrás.
 
QUINTA-FEIRA (19 DE SETEMBRO DE 2013)
 
Sob ameaça de perder recursos para CATs, prefeitura entra com ação na Justiça
 
Enfrentando o risco de perder recursos de R$ 800 mil oriundos do Ministério do Turismo para investimento em três novos Centros de Atendimento ao Turista (CAT), a Prefeitura de Cuiabá deve ingressar, nas próximas horas, com uma ação judicial para garantir que novos repasses federais não sejam prejudicados devido a uma restrição ocorrida a partir de um convênio de 2007, que foi não executado. Ao falar sobre o convênio de 2007, o procurador-geral da Capital, Rogério Gallo, lembrou que um acordo foi firmado com o Ministério das Cidades para executar obras de abastecimento de água e saneamento. O procurador explicou que o convênio foi apontado como irregular na Operação Pacenas, que em 2009 indicou fraudes em processos licitatórios das obras do PAC em Cuiabá. “Todas as licitações foram suspensas e depois canceladas. No caso do convênio com o Ministério das Cidades, o projeto não teve funcionalidade e os gestores não devolveram o equivalente a R$ 900 mil já pagos. Ao invés de elaborar uma nova licitação, a gestão na época decidiu privatizar o serviço”, revelou.
 
 
Em visita ao Estado, a presidente da República Dilma Rousseff comentou o legado das obras de Mobilidade Urbana que estão sendo realizadas para a Copa do Mundo de 2014. Em entrevista ás rádios de Mato Grosso, nesta quinta-feira (19), ela falou dos investimentos do país, em especial em Cuiabá. "A maior parte do dinheiro que o governo federal e os estados estão investindo na Copa está em programas de mobilidade urbana. Na verdade, o grande legado da Copa é o que vamos deixar para a população usar. Em infraestrutura no país temos vários projetos, como VLT e BRTs. Estamos entregando esses projetos para que as pessoas usem na Copa, mas não só na Copa. Vão utilizar depois", afirmou Dilma Rousseff. Dilma exaltou a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no município: "Nós destinamos para melhorar a mobilidade urbana na cidade R$ 1,6 bilhão. Construímos o VLT para ligar Cuiabá a Várzea Grande e o corredor Mário Andreazza, que liga as rodovias 163, 364 e 070, entre Várzea Grande e Cuiabá. E ainda há as obras de adequação viária e acessibilidade à Arena Pantanal, que é o estádio que vai receber os jogos da Copa", afirmou Dilma.
 
SEXTA-FEIRA (20 DE SETEMBRO DE 2013)
 
Já pronto, viaduto da Sefaz deve ser inaugurado na próxima semana
 
O viaduto da Sefaz será a primeira grande obra da Copa do Mundo entregue à população cuiabana. A inauguração deve ocorrer na próxima semana, em cerimônia com a presença do governador do Estado, Silval Barbosa, o secretário Extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes e demais autoridades estaduais e municipais. A data de entrega não foi confirmada pela Secopa, escaldada após várias tentativas de inauguração do viaduto do Despraiado com datas anunciadas. Se limitando a afirmar que a entrega do elevado da Sefaz "deve ocorrer na próxima semana", a secretaria não esconde que corre contra o tempo para deixar tudo pronto neste final de semana. A obra que tem o formato de uma ferradura e será de uso exclusivo para carros - os trens do VLT passarão por baixo - já estaria chegando a 100% da conclusão. A liberação do viaduto da Sefaz dará um bom fôlego para o trânsito na avenida Rubens de Mendonça (avenida do CPA), especialmente nas proximidades do Pantanal Shopping, onde a rotatória, bem em frente ao Grande Templo foi catalogada como um dos principais ‘gargalos’ da mobilidade urbana na capital.
 
Trânsito tem nova alteração na Miguel Sutil para obras da trincheira Jurumirim
 
Mais uma mudança vai impactar o trânsito, a partir de hoje (20) nas proximidades da construção da trincheira 
Jurumirim/Trabalhadores, a ‘trincheirona’. A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), programou para esta sexta-feira, alteração no trânsito da avenida Miguel Sutil perto do canteiro, para obras de drenagem entre o trecho da rotatória do bairro Jardim Leblon e o viaduto da avenida Fernando Corrêa da Costa. Conforme a alteração, os motoristas que trafegam no sentido Miguel Sutil-Rodoviária, devem ficar atentos às modificações por um período de 45 dias, tempo para a construção das galerias de águas pluviais. A orientação da Secopa para os condutores que estiverem dirigindo à Rodoviária, pela Miguel Sutil, é de pegar a pista marginal. No sentido contrário, quem vem da Rodoviária para a av. Miguel Sutil, a atenção deverá ser redobrada já que haverá uma inversão do fluxo de tráfego, ajustando a pista para a passagem de veículos em mão dupla.
 
Com obras prontas, Guimarães e Silval se reúnem hoje para definir inaugurações
 
Após a conclusão das primeiras obras da Copa do Mundo em Cuiabá, o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães só depende da agenda do governador Silval Barbosa para definir a data de inauguração de pelo menos cinco obras ainda neste mês de setembro. Para tratar desse assunto, o secretário se reúne com o governador na tarde desta sexta-feira (20) e desse encontro, deve sair a agenda da entrega das primeiras obras do Mundial em Cuiabá e Várzea Grande. Quatro obras estão finalizadas. São elas a ponte sobre o Rio Coxipó, no bairro jardim das Palmeiras, a duplicação da Ponte sobre o Rio Pari, em Várzea Grande, a duplicação da avenida Juliano Costa Marques, no bairro Bela Vista e a ponte sobre o Rio Coxipó próximo à avenida Beira Rio. Destas, a avenida Juliano Costa Marques, nas proximidades do Pantanal Shopping já está em uso pela população.
 
A drenagem do campo na Arena Pantanal já está praticamente finalizada, segundo informa a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). A preparação do terreno para receber o plantio do gramado, que conta com seis etapas, segue acelerado na Arena Pantanal. Depois que os serviços de terraplanagem terminaram os trabalhos de drenagem foram iniciados. Nesta fase serão feitos: abertura de valas, colocação de brita, da manta geotêxtil, e do tubo perfurado em PEAD para drenagem. A camada de brita preenche a escavação enquanto a manta de geotêxtil protege tanto a brita como o tubo, envolvendo ambos. Mais de 70% do campo já passou por esta etapa. O “colchão” de pedrisco, de 10 centímetros de altura, é a terceira etapa, que ocorre paralela a drenagem e cobrirá todo o terreno, cuja execução é de 15% neste momento. O sistema de irrigação é formado por tubos com aspersores e equivale à quarta fase, a qual será finalizada antes da aplicação da camada de areia.
 
Consórcio inicia obras do VLT na avenida da Prainha
 
Enfim, após meses de ensaio, o Consórcio VLT Cuiabá - Várzea Grande inicia as atividades referentes às obras de reforço sobre o canal da Prainha (avenida Tenente Coronel Duarte). As equipes de engenharia da construtora já estão se mobilizando e neste sábado (21) serão iniciados os trabalhos na nova frente de serviço, com a execução das estacas, que faz parte da fundação da estrutura. O local já foi liberado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para as obras de implantação da via permanente, na Prainha. As ações ampliarão os transtornos e maximizará o impacto na região central de Cuiabá. Para que a obra seja realizada serão necessárias intervenções no trânsito ao longo da avenida. A construção será feita por etapas e a primeira delas será no trecho compreendido entre o entroncamento com as XV de Novembro e Dom Bosco. A princípio, será necessário o bloqueio de uma faixa de rolamento de ambos os lados da pista para executar o estaqueamento. O maior fluxo de trabalho será realizado no período noturno, com objetivo de reduzir o impacto no trânsito.




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