Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Ausência de árvores em Cuiabá descaracteriza título de cidade verde;
Cuiabá é conhecida como a "Cidade Verde", porém nos últimos anos essa cor tem ficado rara na capital mato-grossense. Neste sábado (21) é comemorado o Dia da Árvore, momento em que as ações voltadas para a preservação das espécies diariamente esquecidas, principalmente, pela população urbana.
No Brasil, há 30 anos, o dia 21 de setembro foi instituído o Dia da Árvore, data que marca um novo ciclo para o meio ambiente, a chegada da primavera, um período para reforçar os apelos para a conscientização sobre o meio ambiente.
Atentos a diminuição das árvores nem Cuiabá, uma comunidade foi criada na rede social Facebook. Intitulada de "Mais Árvores", o projeto tem a proposta de mapear onde elas podem ser plantadas e o benefício trazido.
Segundo o grupo, o “Mais Árvores é uma ação que vai deixar o mundo mais verde. É rápido, prático e você compartilha um ideal que faz bem para a natureza, para a sua cidade e para você que sempre quis deixar o lugar em que vive mais verde, mas não sabia como”.
Dentre os participantes do grupo está a usuária da rede Marly Pommot. Em seu relato, ela lembra a época em muitas espécies de árvores foram plantadas na região central da Capital. “Cuiabá já foi contemplada com muitas árvores. Quando João Ponce de Arruda foi Prefeito da cidade , plantaram-se muitas árvores, entre os trechos, um foi da Praça da República até a Praça Ipiranga. Mas o tal do progresso veio a galope e retirou-as. Continuam para o tal do VLT”, lamenta.
O VLT citado por Marly faz referência às dezenas de árvores que tiveram que ser sacrificadas para a construção do modal de transporte urbano. Além dele, também existem outras obras sendo executadas para a Copa de 2014 que igualmente contribuíram para o desmatamento em prol do desenvolvimento.
Fonte:
Olhar Direto
URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/8347/visualizar/
Comentários