TRE de Mato Grosso prepara urnas para o 2º turno
A Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso iniciou nesta segunda-feira, 18 de outubro, a preparação das urnas eletrônicas para a realização do segundo turno das Eleições Presidenciais no Estado. Os trabalhos serão realizados até o dia 22 de outubro.
Na segunda-feira (18) os municípios de Diamantino, Alto Paraguai, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Rondonópolis, Rio Branco, Lambari D Oeste e Salto do Céu realizaram a carga e lacre das urnas. Hoje, 19 de outubro, os municípios que estão efetuando o procedimento são Cuiabá, Cáceres, São Felix do Araguaia, Alto Boa Vista, Luciara, Novo Santo Antônio, Pontes e Lacerda, Conquista D Oeste, Vila Bela da Santíssima Trindade, Vale de São Domingos, Nova Xavantina, Campinápolis, Novo São Joaquim, Canarana, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte e Rondonópolis.
O coordenador de Eleições do TRE, Salomão Fortaleza, ressaltou que para o segundo turno o procedimento é gerar apenas a mídia de resultados. "A urna eletrônica é projetada para reconhecer automaticamente que o disquete ou pen drive que será inserido trata-se do segundo turno. Além disso, o procedimento é bem mais simples. Não é preciso lacrar tudo de novo. Trocamos apenas o disquete que ativará a urna para que ela apresente apenas a tela para o cargo de presidente da República", esclareceu o coordenador.
Salomão Fortaleza ainda explicou que as urnas eletrônicas só são preparadas com carga total caso tenham apresentado algum defeito no primeiro turno. Os equipamentos modelo 2009 já utilizam pen drive. Mato Grosso possui cerca de 3 mil equipamentos deste modelo.
O Estado de Mato Grosso é composto por 6.436 seções eleitorais onde votam os mais de 2 milhões de eleitores mato-grossenses. O TRE-MT está preparando 7.800 urnas eletrônicas para o segundo turno do pleito eleitoral. As demais urnas fazem parte do número de contingência, que só serão utilizadas no caso de falhas.
O próximo passo será a conferência visual dos dados inseridos nas urnas eletrônicas, que ocorrerá entre os dias 26 e 28 de outubro em todo o Estado.
Comentários