Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Terça - 19 de Outubro de 2010 às 16:58
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Os presidentes da Assembleia Legislativa, Mauro Savi (PR), e da Câmara de Cuiabá, Deucimar Silva (PP), vão sentir o “gostinho” de ser governador e prefeito, respectivamente, pelos próximos 4 dias. Eles assumem a missão já nesta quarta (20) devido a uma viagem do comandante do Palácio Alencastro Chico Galindo (PTB) e do governador Silval Barbosa (PMDB) à Bolívia. Os dois manterão uma agenda no país vizinho para tentar resolver o problema do gás natural no Estado.

Tanto Galindo quanto Silval assumiram definitivamente os cargos em abril após a renúncia de Blairo Maggi (PR) e Wilson Santos (PSDB), respectivamente, e esta é a primeira vez que se ausentam do país. Maggi foi eleito senador, enquanto Wilson disputou, sem êxito, o Palácio Paiaguás, sendo derrotado por Silval. Conforme a legislação, quando os prefeitos, governadores ou presidente do país deixam o território nacional, seu substituto direto deve assumir o posto.

Silval viaja à Bolívia para tratar do contrato de compra e venda de gás natural assinado com a estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) e, como na Capital se concentra o maior consumo deste tipo de combustível e o assunto precisa ser tratado com o maior requinte e diplomacia possíveis, Silval convidou Galindo para a empreitada. Além da viagem, o peemedebista já estaria cogitando a possibilidade de tirar uns dias de férias. No caso de Galindo há uma expectativa quanto a uma possível agenda dele que duraria 20 dias fora do país.

A viagem de Galindo foi aprovada nesta terça (19) durante sessão na Câmara de Cuiabá. Na oportunidade, Deucimar adiantou que pretende despachar durante dos próximos dias de dentro do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá. “Se eu ficar os 4 dias dá para fazer um bom relatório sobre o Pronto Socorro”, pondera o progressista.

Esta não é a primeira vez que presidentes da Câmara de Cuiabá assumem o comando do Palácio Alencastro. Carlos Brito, hoje diretor da Agecopa, ficou quase 1 mês atuando como prefeito durante a gestão José Meirelles, o coronel Meirelles, que era vice de Dante de Oliveira e se efetivou quando o tucano foi eleito governador. Além dele, a deputada Chica Nunes (DEM) também sentiu o "gostinho" de ser prefeita devido a uma viagem de Wilson e de sua vice Jacy Proença.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/83403/visualizar/