Eder anuncia extinção da Sinfra e mudanças no governo
Presidente da comissão de reestruturação das secretarias de Estado, Eder Moraes, que comanda a Casa Civil, adiantou que entre as decisões já tomadas pelo grupo está a extinção da secretaria de Infraestrutura do Estado (Sinfra), que se transformará na pasta dos Transportes. Até o início de novembro todo o estudo sobre as alterações estará concluído.
Éder assegura, porém, que não haverá aumento de despesa. “Não queremos inchar a máquina. Tudo que fizermos estará adequado no orçamento, mas de modo a atender todas as demandas”, declarou. Ele disse ainda que hoje o projeto que prevê as mudanças está sob a análise da secretaria de Administração (SAD).
A Sinfra foi alvo do escândalo do superfaturamento dos maquinários do programa MT 100% Equipado, na gestão do ex-secretário Vilceu Marchetti. A pasta foi responsável pela aquisição dos equipamentos, enquanto a SAD pela realização dos processos licitatórios.
Com a extinção da Sinfra, a responsabilidade da área da Habitação será repassada à secretaria das Cidades, que também será criada e faz parte do plano de governo do governador Silval Barbosa (PMDB), reeleito para o comando do Palácio Paiaguás por mais quatro anos.
Entre as mudanças também estão o desmembramento da Secretaria de Justiça e Segurança Pública e a instituição da Controladoria Geral do Governo, a partir da junção da Auditoria Geral do Estado, corregedorias e Ouvidoria Geral, enquanto a Seder deverá ser transformada em secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural.
Comentários