Caminhões de lixo vão trabalhar por 24 horas na Capital
O caos vivido atualmente na coleta de lixo em Cuiabá pode acabar nos próximos dias. Pelo menos essa é a expectativa do novo secretário municipal de Infraestrutura (Seminfe), Paulo Borges, após definir a atuação dos caminhões de coleta todos os dias por 24 horas, em reunião com a diretoria da Delta, empresa responsável pelo serviço em Cuiabá.
No encontro, que aconteceu ontem à tarde, ficou acordado entre a Secretaria e a empresa que a coleta será feita as 24 horas do dia até que o serviço seja regularizado na cidade, durante prazo indeterminado. A irregularidade no serviço nos últimos meses tem gerado acúmulo de lixo em diversos pontos de Cuiabá.
O secretário assumiu a Pasta ontem e disse que a principal preocupação no momento é resolver o problema da coleta. “Sabemos que a situação é grave e não dá pra continuar. Fizemos a reunião com a Delta para tentar uma solução para a questão do lixo”, disse.
Borges informou ainda que, por questões contratuais, os caminhões só podiam circular por oito horas diárias, mas como a situação atual é grave, agora os veículos vão circular 24 horas por dia e os funcionários farão hora-extra.
“O objetivo é manter essa nova carga de trabalho até que a questão da coleta seja regularizada. Não podemos afirmar quando isso irá ocorrer, mas esperamos que seja o mais brevemente possível”, afirmou o novo titular da Seminfe.
A preocupação para que a coleta do lixo seja regularizada rápido é maior nesta época do ano por causa do início do período de chuvas -
o lixo espalhado pela cidade acumula água e acaba favorecendo a proliferação do mosquito causador da dengue.
Ontem, a prefeitura divulgou nota informando que a elaboração de edital para a licitação do lixo em Cuiabá – quem funciona com contrato emergencial no momento - está na fase final. O formato e o modelo da licitação, que prevê a locação de veículos e serviços para a coleta, estão definidos. A prefeitura de Cuiabá será a responsável pela administração do sistema.
O objetivo do Executivo municipal é que o edital seja lançado em breve, para que o processo de licitação e de escolha da empresa que fará a coleta possa ser feito até dezembro. O contrato da nova empresa terá duração de um ano, mas poderá ser prorrogado por até 60 meses.
Comentários