Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 21 de Outubro de 2010 às 10:16
Por: LYGIA LIMA

    Imprimir


O 3º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal realizado em Cáceres – MT terminou na noite desta quarta-feira (20.10) com saldo positivo. O balanço do evento foi apresentado pelo coordenador do Geopantanal, pesquisador dr. João dos Santos Vila da Silva, da Embrapa, que enalteceu a participação e o empenho das Universidade do Estado de Mato Grosso e do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Cáceres como parceiros locais.

De acordo com o coordenador do evento, o 3º Geopantantal teve um crescimento de 13% maior no número de presentes às palestras e cursos se comparado ao evento anterior. Os participantes foram treinadas nos cursos, que pela primeira vez, realizou também trabalhos de campo, aliando teoria e prática.

O Simpósio reuniu pesquisadores de 14 Estados brasileiros, e palestrantes de outros dois países estrangeiros, Estados Unidos da América e Argentina, além dos palestrantes de renome nacional. Durante o encerramento o coordenador do Geopantantal lembrou que foram selecionados 13 artigos que serão publicados na Revista de Geografia (Unesp/Rio Claro) que pela primeira vez terá a edição também com a publicação em língua inglesa como forma de ampliar a divulgação do conhecimento em outros países.

Os professores que atuaram como coordenadores da Unemat no Evento, drª Sandra Mara Alves da Silva Neves e dr. Ronaldo José Neves, destacaram que o evento deixa um saldo bastante positivo, e lembrou que dos quatro trabalhos premiados pelo comitê organizador, dois são oriundos da Unemat. No segmento da Pós-graduação, o trabalho da mestranda de Ciências Ambientais Milaine Fernandes dos Santos que contou com a orientação das professoras Sandra Mara Alves da Silva Neves, Carla Galbiati e Elaine Maria Loureiro, denominado: “A relação entre o uso do solo e cobertura vegetal em Cáceres – MT e a diversidade polínica do mel de 2005 a 2009”, acabou premiado. O outro trabalho premiado oriundo da Unemat é do acadêmico de graduação da Unemat do campus de Pontes e Lacerda Paulo Henrique Hack de Jesus, que contou com a orientação da professora Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin e do acadêmico Júnior César da Rocha, entitulado: “Uso da estrutura quadtree e difusão anisotrópica na identificação e classificação de culturas de cana-de-açúcar em imagens Landsat-5 na região da bacia do Alto Paraguai.

Além das premiações, os coordenadores da Unemat no Geopantanal, destacaram o grande número de trabalhos em pôsteres inscritos, 90, e a ausência de apenas 14, totalizando 76 apresentações, o que representa uma ausência de 15%. “Esse número de participação é bastante expressivo”, afirmou Sandra Mara Neves. Ela também ressaltou que pesquisadores e estudantes de cinco dos 11 campi da Unemat estiveram participando do evento. “Outro ponto positivo é que a Unemat cumpre com o seu papel de oferecer formação continuada aos egressos, o Geopantanal é um exemplo disso, visto que muitos professores puderam estar se qualificando por meio dos cursos oferecidos. Com o evento também pudemos consolidar parcerias para novas pesquisas e estudos com o uso de geotecnologias com a Embrapa e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que também são os realizadores do Simpósio juntamente com a Unemat e IFMT”, afirmou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/83212/visualizar/