Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Quinta - 21 de Outubro de 2010 às 11:52

    Imprimir


O percentual de cheques devolvidos por falta de fundos caiu para 1,59% setembro, o menor resultado para o mês desde 2004. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela Serasa Experian, foram devolvidos no mês passado 1.456.372 cheques, enquanto 91.495.660 foram compensados.

No período de janeiro a setembro, o percentual também é o menor em seis anos. O percentual de devoluções foi de 1,80%, contra 2,22% no mesmo período do ano passado.

Para os economistas da Serasa Experian, a queda da taxa de inadimplência com cheques é reflexo da maior disponibilidade de linhas de crédito aos consumidores. "Com maior disponibilidade de crédito, os consumidores diminuem a utilização do cheque pré-datado como meio de financiamento. Isto reduz o risco de inadimplência deste meio de pagamento, melhorando a sua qualidade", afirma a entidade.

Além disto, os economistas ressaltam que o bom momento vivido pela economia favorece uma administração mais eficiente do caixa das empresas, contribuindo para diminuir a incidência da devolução, por insuficiência de fundos, dos cheques emitidos por pessoas jurídicas.

ESTADOS

O Amapá registrou o maior indicador de inadimplência até setembro, com 11,07% dos cheques devolvidos. Em seguida, aparecem Acre e Sergipe, com 9,16% e 6,52% de folhas sem fundo, respectivamente.

São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram os menores índices: o comércio paulista teve 1,36% de cheques devolvidos e o carioca 1,19%. Isso contribui para que o Sudeste mostrasse o menor índice regional, com 1,47%. Na outra ponta, ficou a Região Norte, que teve 4,05% do total dos cheques devolvidos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/83199/visualizar/